Pernambuco, 20 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PT insiste em TV PRÓPRIA e recorre de negativa para GARANTIR CONCESSÃO

16 de fevereiro de 2024 às 20:10

O Partido dos Trabalhadores (PT) recorreu ao Ministério das Comunicações contra a decisão que negou pedido de concessão de rádio e TV feito pela sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como antecipou o Estadão, a decisão da pasta do ministro Juscelino Filho é do fim de janeiro e contou com um parecer técnico da Advocacia-Geral da União (AGU), chefiada pelo ministro Jorge Messias, próximo a Lula.

O recurso, protocolado na última quinta-feira, 8, é endereçado ao diretor de radiodifusão privada, Antonio Malva Neto.

Ele é ligado ao grupo do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e atuou favoravelmente a interesses de um ex-sócio dono de rede de emissoras de TV no Maranhão, base eleitoral do ministro Juscelino Filho.

O PT alega que a legislação não veda concessões de TV e rádio para partidos políticos e rebate o argumento da AGU segundo o qual a solicitação petista geraria "desequilíbrio eleitoral".

Leia Também

Segundo a argumentação dos advogados do PT, o fato de não haver uma menção expressa a partidos políticos na lista de entidades jurídicas aptas a serem contempladas no Regulamento de Serviços de Radiodifusão (RSD) não é algo taxativo, ou seja, determinante

Ademais, a sigla considera que o pedido está coberto pela Constituição Federal, que abre a radiodifusão a "pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País".

O pedido por uma concessão foi apresentado pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e pelo secretário de Comunicação da legenda, deputado Jilmar Tatto (SP). O recurso é assinado por cinco advogados e foi encaminhado pelo ministério, na última sexta-feira, 9, para a Coordenação-Geral de Licitação e Outorga de Radiodifusão Privada. Caberá ao setor a primeira análise dos requisitos de admissibilidade do requerimento do partido.

Os motivos justificados pelo ministério para barrar o pedido

O Ministério das Comunicações barrou a solicitação do PT por entender que partidos políticos não têm direito a nenhuma das modalidades de outorgas existentes - comercial, educativa ou comunitária.

"Sugere-se o indeferimento do pleito apresentado pelo Partido dos Trabalhadores, com fundamento na legislação aplicável aos serviços de radiodifusão", dizia o parecer técnico

As rádios e as TVs comerciais, aquelas autorizadas a explorar espaços publicitários, podem ser concedidas pelo Ministério das Comunicações por meio de licitação.

Não há no Departamento de Radiodifusão Privada, neste momento, "qualquer processo licitatório com prazo para habilitação aberto", sustentou a pasta.

Na avaliação do ministério, partidos políticos também não estão na lista de entidades que podem explorar rádios e TVs educativas A pasta também analisou se o PT teria direito a rádio comunitária.

A conclusão foi a de que o partido não se encaixaria nesta modalidade, pois este tipo de serviço "só pode ser executado por fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos".

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

09:15, 20 Jan

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Nikolas Ferreira com bandeira do Brasil no ombro.
Possibilidade

NIKOLAS FERREIRA defende PEC que pode torná-lo PRESIDENCIÁVEL em 2026; entenda

O projeto é do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), que está em fase de coleta de assinaturas para ser protocolado na Câmara.

Tarcísio de Freitas e Donald Trump
Otimismo

VÍDEO: "Novos ventos que apontam para o progresso", diz TARCÍSIO sobre posse de DONALD TRUMP

O governador de São Paulo utilizou as redes sociais para celebrar a solenidade que vai marcar o início do novo mandato do republicano como presidente dos EUA.

Deputada estadual do PSOL, Dani Portela.
Articulação

Grupo ligado à Dani Portela, que saiu do PSOL, se aproxima do PT

Jesualdo Campos, marido da deputada e ex-dirigente estadual do partido, vem publicando fotos ao lado de lideranças petistas como a vereadora do Recife, Liana Cirne e o deputado João Paulo.

mais notícias

+

Newsletter