20 de junho de 2019 às 10:17
[caption id="attachment_14461" align="aligncenter" width="621"] Foto: Divulgação[/caption]
Os governadores do Norte e Nordeste estão coordenando um movimento para fazer algumas alterações na proposta de reforma tributária aprovada recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
A proposta é da autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e do economista Bernard Appy. O texto em discussão prevê a substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS estadual e ISS municipal) por um só, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), cuja arrecadação seria compartilhada entre governo federal, estados e municípios.
Entre as mudanças defendidas está que apenas os estados e municípios possam legislar sobre esse tributo. Outra é de que o texto passe a prever a redução gradual na participação da União na divisão dos recursos arrecadados através do IBS. .
Os estados do Norte e Nordeste defendem ainda a criação de um fundo de desenvolvimento regional constitucional, e que o comitê gestor do IBS seja formado apenas por representantes de estados e municípios.
A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro também prepara uma proposta de reforma tributária, mas ela ainda não foi detalhada. Mas, ela deve prever a união apenas de tributos federais, ou seja, não deve inclui impostos estaduais.
2
3
4
13:02, 19 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o escritório de advocacia que representa o Google no Brasil, o provedor de buscas não possui os dados, que, segundo a empresa, são de responsabilidade das páginas que divulgaram a minuta.
O secretário nacional do PRTB declarou que Leonardo Avalanche está "tentando comprar posições dentro do partido".
O esquema de espionagem ilegal montado na Agência Brasileira de Inteligência, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), monitorou opositores da gestão.
mais notícias
+