23 de fevereiro de 2024 às 15:33
Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária (PCO), encontrou-se com o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, que é braço político da organização palestina.
Durante a reunião, os homens discutiram sobre a guerra entre Israel e o Hamas. A informação foi divulgada, a principio, pelo canal de notícias do Libano, Al-Mayadeen.
Em um comunicado, o Hamas afirmou que Pimenta e Haniyeh destacaram a importância de interromper as hostilidades por parte de Israel, fornecer ajuda humanitária urgente aos palestinos e reconstruir Gaza.
Em nota, grupo terrorista comunicou que o "trabalho conjunto" deve continuar.
O grupo terrorista Hamas emitiu um comunicado expressando gratidão ao presidente Lula por sua posição contrária a Israel e por comparar o ataque em Gaza ao Holocausto nazista.
O grupo palestino afirmou que as declarações do presidente refletem os desafios vividos pelo seu povo nos últimos meses.
“Nós do Movimento Resistência Islâmica (Hamas) agradecemos a declaração feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu o que nosso povo palestino enfrenta na Faixa de Gaza como um Holocausto e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são as mesmas que Hitler fez com os judeus durante a Segunda Guerra Mundial”, diz a nota.
O Hamas também solicita que a Corte Internacional de Justiça considere a declaração do presidente brasileiro ao avaliar a ação movida pela África do Sul, acusando Israel de genocídio.
O presidente brasileiro afirmou no domingo (18) que as operações militares de Israel na Faixa de Gaza se enquadram como genocídio.
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou o petista.
Durante uma entrevista concedida a jornalistas no hotel onde está hospedado em Adis Abeba, Etiópia, o presidente Lula fez um comentário que gerou a reação imediata por parte dos aliados de Israel.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, expressou forte desapontamento em relação às declarações do líder brasileiro, descrevendo-as como “vergonhosas e graves”, e que a comparação “cruza uma linha vermelha”.
1
2
4
12:12, 25 Jan
29
°c
Fonte: OpenWeather
O deputado federal reagiu Rui Costa, afirmar que a população poderia optar por trocar a laranja por outra fruta caso os preços estivessem muito altos.
Em contrapartida pela libertação das reféns, Israel deverá soltar até 250 prisioneiros palestinos, conforme o acordo firmado.
O senador também é investigado em outros casos como esquema de desvio de recursos e outro inquérito da Lava Jato.
mais notícias
+