Diretor presidente da Perpart, Francisco Amaral. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura
Durante a “Semana do Solo Seguro”, a governadora Raquel Lyra anunciou a entrega de mais de mil escrituras apenas na capital, abrangendo oito bairros. A iniciativa integra o programa Morar Bem e tem como objetivo garantir o direito à moradia e à propriedade a famílias que há décadas vivem em áreas sem regularização.
Francisco Amaral, presidente da Perpart, ressaltou - em entrevista ao Portal de Prefeitura (confira o vídeo abaixo)-, a importância da ação para a vida das pessoas beneficiadas.
“Somente em Recife, a gente está entregando em oito bairros, mil escrituras. Famílias que moram há décadas. Hoje, a gente está aqui em Roda de Fogo e vamos entregar 293 escrituras. Famílias que moram aqui há muitos anos e até hoje não têm o direito de dizer que o imóvel, de fato, é seu. De fato e de direito”, afirmou.
Amaral destaca que a regularização garante não apenas a segurança jurídica da posse, mas também contribui para a valorização do imóvel.
“Com o título de propriedade, só pra você ter ideia, o imóvel passa a valer mais. Ele valoriza cerca de 30% do seu valor de mercado. A pessoa pode vender o imóvel, agora financiado pelo banco. E a questão da cadeia sucessória. Então, pra herdeiro, pra você passar, é mais simples. Na verdade, é a única forma que você tem de poder passar o imóvel pro seu dono”, completou Amaral.
Segundo ele, a Perpart tem papel essencial na execução dessa política habitacional.
“O trabalho da Perpart é muito importante na periferia, na comunidade daqueles que mais precisam. Então, é um trabalho que a governadora tem como prioridade. Já atingimos a marca de mais de 10 mil títulos”, destacou. Para efeito de comparação, entre 2019 e 2022, apenas 1.300 títulos foram entregues em Pernambuco. “Porque não existia uma política habitacional no estado de Pernambuco”, explicou.
Amaral ainda reforçou que a regularização fundiária contribui diretamente para reduzir o déficit habitacional.
“A irregularidade fundiária é um item do déficit habitacional. Então, quando a gente regulariza o imóvel, a gente tá combatendo o déficit habitacional no estado”, finalizou.
Confira o vídeo abaixo:
1
2
3
4
09:50, 12 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto 2026 não chega, a governadora fortalece ainda mais o seu partido, filiando novos prefeitos pernambucanos. Nesta semana, o PSD chegou a 67 prefeituras.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de junho de 2025, com 1.001 entrevistas presenciais em todo o Brasil e possui margem de erro de 3,1 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
A decisão é em resposta a uma ação popular movida pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE).
mais notícias
+