Na tarde desta quinta-feira, 20 de julho, 5 mil alunos das 17 Escolas Profissionalizantes do Recife receberam os seus certificados de formação, em cerimônia no Geraldão, com a presença do prefeito do Recife, João Campos.

De fevereiro a junho, o programa Qualifica Recife realizou 100 cursos nas áreas de indústria, beleza e estética, alimentação, administração, línguas, informática, marketing digital, entre outros.

Por causa da iniciativa, a capital pernambucana conta agora com profissionais de refrigeração, manutenção de moto, maquiagem, operador de empilhadeira, cuidador de idosos, cabeleireiro, culinária nordestina, etc.

O prefeito do Recife, João Campos, aproveitou a oportunidade para, além de parabenizar os formandos, anunciar a reforma das escolas profissionalizantes:

“Há seis meses, nós estivemos reunidos com estudantes aqui e firmamos um compromisso histórico. Sabemos que as 17 escolas da rede têm um papel muito importante, mas também enfrentam um desafio de infraestrutura e precisam ser reformadas. A gente autorizou a secretária a reformar todas as 17 escolas. Já entregamos a dos Tecelões, a de Areias está em obras e outras cinco unidades também. E todas serão requalificadas, até o ano que vem para garantir um espaço de qualidade para a aprendizagem”, afirmou o prefeito. “A única coisa que ninguém nunca tira da gente é o conhecimento. Sempre que tiverem a oportunidade de fazer um curso, uma formação, aproveitem o momento e façam. Mesmo que não haja uma vaga de trabalho naquele momento é importante se formar”, acrescentou ele.

Leia também:
>>>Prefeitura do RECIFE investe R$ 1,3 MILHÃO EM OBRAS de contenção de ENCOSTAS no bairro de Água Fria

Além da entrega dos certificados, a cerimônia contou com apresentações culturais, sorteios e palestra sobre empreendedorismo e mercado de trabalho.

Os cursos foram oferecidos através do programa Qualifica Recife, promovido pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) do município e atendeu a pessoas de mais de 20 bairros da cidade, tais como Várzea, Ibura, Jardim São Paulo, Santo Amaro, Vasco da Gama e Cordeiro.

Com objetivo de ampliar as ações do programa e levar qualificação profissional a todos que precisam, a STQP foi além dos muros das Escolas Profissionalizantes e levou cursos para diversas comunidades.

Essa iniciativa foi fruto do diálogo da pasta com outros órgãos municipais, instituições, programas do Chegando Junto, institutos, ONGs, associações e movimentos sociais.

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, o resultado dessa ação promove a inclusão no mercado de trabalho recifense.

“Os cursos são fundamentais para ajudar a qualificar a mão de obra e gerar renda na cidade. O futuro se constrói com oportunidades. Além da qualificação, temos a plataforma GO Recife que também oferece vagas de emprego e cumpre o papel de encaminhar nossos alunos ao mercado de trabalho”, ressaltou Adynara.

Jennifer Cavalcante, 27 anos, fez um curso profissionalizante em Massoterapia no espaço do Conselho de Moradores da Imbiribeira, entre maio e junho deste ano, e já está atuando na área.

“A procura é muito grande. Trabalho como autônoma e já ganho dinheiro na área. Eu divulgo tudo nas redes sociais. O meu maior aprendizado foi sobre a postura que devemos ter diante dos clientes, também aprendemos sobre a vibração deles e sobre como tocar no corpo”, comentou ela.

Ainda de acordo com Jennifer, a iniciativa da Prefeitura do Recife é muito importante para a geração de emprego e renda na cidade:

“há muitos jovens do Recife que precisam se profissionalizar, eu mesma já estou querendo fazer mais cursos.”