Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito é preso em operação sobre faudes e desvios de recursos na saúde municipal

Além do gestor, outros quatro investigados também foram presos preventivamente e afastados de suas funções públicas.

Isabella Lopes

09 de outubro de 2025 às 16:49   - Atualizado às 16:51

Prefeito de Fazenda Rio Grande

Prefeito de Fazenda Rio Grande Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) resultou na prisão do prefeito de Fazenda Rio Grande, no Paraná, Marco Marcondes (PSD), na manhã desta quinta-feira, 9 de outubro.

A ação faz parte de uma investigação que apura esquemas de corrupção e desvio de verbas públicas na Secretaria de Saúde do município, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além do gestor, outros quatro investigados também foram presos preventivamente e afastados de suas funções públicas.

Esquema investigado

De acordo com o MP-PR, a investigação aponta um prejuízo de mais de R$ 10 milhões aos cofres públicos. O grupo é suspeito de participar de um esquema de contratação direcionada de uma empresa responsável por testagens domiciliares e levantamentos estatísticos, serviços usados como fachada para desvio de recursos e pagamento de propina.

O órgão investiga os crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, contratação ilegal e lavagem de dinheiro. As fraudes teriam ocorrido dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e envolvido servidores de alto escalão.

Durante a operação, o MP cumpriu mandados de busca e apreensão em residências, gabinetes da prefeitura e escritórios em Fazenda Rio Grande e Curitiba.

Quem são os presos

Além do prefeito Marco Marcondes, foram presos:

  • Francisco Roberto Barbosa, atual secretário da Fazenda e ex-secretário da Saúde do município;
  • Alberto Martins de Faria, auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR);
  • Samuel Antônio da Silva Nunes, sócio de uma das empresas investigadas;
  • Abrilino Fernandes Gomes, também sócio de empresa envolvida no caso.

O Ministério Público informou que os nomes dos investigados não foram oficialmente divulgados porque o processo está sob sigilo judicial.

Prefeitura e defesa dos investigados se manifestam

Em nota, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande declarou que colabora com as autoridades e forneceu todas as informações solicitadas. A gestão municipal afirmou ainda que mantém o funcionamento normal dos serviços públicos e reafirmou o compromisso com a transparência e a legalidade.

A defesa de Abrilino Fernandes Gomes divulgou nota à imprensa afirmando que o cliente tem direito à presunção de inocência, conforme prevê a Constituição Federal.

“A defesa acompanha atentamente o caso e confia que todos os fatos serão devidamente esclarecidos dentro da legalidade e do mais absoluto respeito à Justiça”, diz o texto.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) também se manifestou, confirmando que o auditor Alberto Martins de Faria está em licença não remunerada desde o início do ano. O órgão destacou que vai colaborar com o MP e que, ao final da apuração, o caso será encaminhado à Corregedoria-Geral para análise administrativa.

“Concluída a investigação, o caso será remetido à Corregedoria-Geral do TCE-PR, para que sejam tomadas todas as providências legais necessárias”, informou o tribunal em nota.

Investigação em andamento

O Ministério Público do Paraná segue analisando os documentos e materiais apreendidos para identificar a extensão do esquema e o destino dos recursos desviados. Segundo os promotores, a operação teve origem após denúncias de irregularidades em contratos emergenciais firmados durante a pandemia, especialmente os voltados à realização de testes rápidos domiciliares.

Os contratos, de acordo com a apuração inicial, teriam sido direcionados a empresas específicas sem processo licitatório regular, o que permitiu pagamentos superfaturados e repasses indevidos a agentes públicos. As autoridades afirmam que novas prisões e medidas cautelares podem ocorrer nos próximos dias, à medida que a investigação avança.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:17, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Auxílio-Alimentação.
Aumento

Servidores públicos federais ganham reajuste de 17,5% e vão receber R$ 1.175 de auxílio-alimentação

O impacto financeiro está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, já enviado ao Congresso Nacional.

Prova de concurso público.
Determinação

MPPE recomenda que prefeitura retome concurso público suspenso há meses; veja qual

A apuração teve início após diversas denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça e à Ouvidoria.

Pastor Cleiton Collins.
Comemoração

Cleiton Collins celebra 30 anos do programa de rádio "Bom Dia Vida" e anuncia lançamento de emissora

Exibido diariamente, o programa, apresentado pelo pastor e pela Missionária Michele Collins, tem programação voltada a temas religiosos.

mais notícias

+

Newsletter