Pernambuco, 10 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Desintrusão em Terras Indígenas: PF age no Xingu

10 de novembro de 2023 às 19:22

Como parte da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, a Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (10) um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão na Vila Sudoeste, zona rural de São Félix do Xingu, no Pará.

Foi preso preventivamente o presidente de uma associação, investigado pelos crimes de invasão e exploração econômica da Terra Indígena Trincheira Bacajá. Ele teria induzido e mantido os invasores das terras indígenas com a falsa promessa de regularização da área invadida, além de incitar o grupo a descumprir ordem judicial que determinava a desintrusão da Terra Indígena.

Quanto aos mandados de busca e apreensão, foram alvo: o líder da associação e a mulher dele, o diretor/supervisor educacional e o professor de uma escola Municipal de Ensino Fundamental, instalada de forma irregular na Terra Indígena. A ação contou com o apoio da Força Nacional.

"Agora vamos verificar se ainda existe moradores, se existe gado nos locais. Havendo o esvaziamento, a gente deve começar a fazer a inutilização dessas áreas para que não haja retorno nem de gado, nem de pessoas para dentro da terra indígena", detalhou o coordenador da operação de desintrusão, Nilton Tubino.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:08, 10 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Daniel Ribeiro Lemos
Detido

ABIN PARALELA: PF prende ASSESSOR de deputado do PL por difundir FAKE NEWS

Segundo a corporação, mesmo após o desmonte da estrutura montada no governo Jair Bolsonaro, o suspeito seguiu divulgando mentiras nas redes sociais, inclusive enviando o material a "agentes estrangeiros, induzindo-os ao erro".

Pernambuco: PF prende suspeitos de movimentar R$ 1,4 bilhão em cigarros falsificados
Operação

Pernambuco: PF desmonta esquema que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão em cigarros falsificados

Os indivíduos ainda mantinham uma fábrica onde trabalhadores paraguaios seriam explorados em condições análogas à escravidão para a produção.

PF de Pernambuco registra um total de 10 ocorrências em operações contra crimes eleitorais
Atuação

PF de Pernambuco registra 10 ocorrências, incluindo apreensão de arma e casos de boca de urna

As ações aconteceram entre os dias 4 e 6 de outubro em todo o Estado.

mais notícias

+