Pernambuco, 12 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Desintrusão em Terras Indígenas: PF age no Xingu

10 de novembro de 2023 às 19:22

Como parte da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, a Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (10) um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão na Vila Sudoeste, zona rural de São Félix do Xingu, no Pará.

Foi preso preventivamente o presidente de uma associação, investigado pelos crimes de invasão e exploração econômica da Terra Indígena Trincheira Bacajá. Ele teria induzido e mantido os invasores das terras indígenas com a falsa promessa de regularização da área invadida, além de incitar o grupo a descumprir ordem judicial que determinava a desintrusão da Terra Indígena.

Quanto aos mandados de busca e apreensão, foram alvo: o líder da associação e a mulher dele, o diretor/supervisor educacional e o professor de uma escola Municipal de Ensino Fundamental, instalada de forma irregular na Terra Indígena. A ação contou com o apoio da Força Nacional.

"Agora vamos verificar se ainda existe moradores, se existe gado nos locais. Havendo o esvaziamento, a gente deve começar a fazer a inutilização dessas áreas para que não haja retorno nem de gado, nem de pessoas para dentro da terra indígena", detalhou o coordenador da operação de desintrusão, Nilton Tubino.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:30, 12 Nov

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Presidente Lula.
Investigada

Ex-nora de Lula é alvo da PF por suspeita de fraude em recursos do MEC

Operação Coffee Break investiga esquema de desvio de verbas na Educação envolvendo ex-parente e empresário ligado à família do presidente

Enchentes no Rio Grande do Sul.
Operação

PF investiga desvio de verbas em nove cidades atingidas por enchentes; saiba quais

Em nota, a corporação informou que foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 10 veículos e do bloqueio de ativos somando quase R$ 4,5 milhões.

Pastor Josivaldo Batista, líder de igreja pregando ao ar livre.
Operação

Pastor Josivaldo Batista é preso; PF já tinha achado R$ 864 mil em espécie na casa do religioso

Segundo as investigações, o Templo Glória e Renovo de Deus, gerida pelo pastor e a esposa, possui duas sedes em São Paulo e pode ter sido usado como fachada.

mais notícias

+

Newsletter