07 de novembro de 2023 às 14:34
A Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) cumpriu nesta terça-feira, 7 de novembro, mandados de busca e apreensão em Recife e João Pessoa contra suspeitos de aplicar golpes, que se passavam por ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A operação, que recebeu o nome Alto Escalão, foi deflagrada pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central). Na execução, foram empregados 50 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de Pernambuco e do Distrito Federal. Leia mais: >>>LULA: ‘todo homem que gosta dele próprio e da sua vida precisa criar juízo e fazer exame de próstata’ De acordo com a polícia, alguns ministros foram vítima do golpe. São eles: Juscelino Filho, do Ministério das Comunicações; Camilo Santana, do Ministério da Educação; José Renan, do Ministério dos Transportes; Rui Costa, da Casa Civil; Luiz Marinho, do Ministério do Trabalho; e Carlos Lupi, do Ministério da Previdência Social; entre outras autoridades. Como funcionava o golpe? Segundo as investigações da Polícia Civil, os criminosos usavam informações dos ministros para pedir dinheiro aos diretores e presidentes de órgãos públicos e privados. Através de fontes abertas, a quadrilha obtinha imagens, nomes e informações disponíveis e clonava o Whatsapp das autoridades. A partir disso, a organização criminosa entrava em contato com os presidentes e diretores de instituições públicas e privadas e pediam ajuda financeira. Na maioria das vezes, os criminosos utilizavam o argumento de que pretendiam ajudar uma terceira pessoa e pedia transferências via Pix aos alvos. Para que o golpe fosse bem sucedido, os investigados afirmam que os ministros não podiam fazer a transferência diretamente para a pessoa necessitada, já que os ministros não poderiam ter o nome vinculado ao da terceira pessoa. Os investigados também disseram que que iriam ressarcir o dinheiro depois que os alvos realizassem o pagamento. Em nota, a Polícia Civil divulgou que o intuito da operação é obter novas provas e informações para o aprofundamento da investigação.
“A ação visa desarticular a Associação Criminosa voltada à prática do crime de Estelionato, ocorrido no Distrito Federal e com alvos nos Estados de Pernambuco e Paraíba”.
1
2
16:48, 12 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
'Agradeço a confiança de cada um que acreditou na nossa missão de continuar fazendo a cidade avançar', disse o gestor eleito.
O novo gestor municipal declarou que conversou com a governadora sobre projetos importantes como a conclusão do mercado público, a estrada de Aldeia e a PE-05.
Ao aguardar a decisão, o atual gestor municipal garantiu que se houver uma nova eleição, ele disputará.
mais notícias
+