Pernambuco, 18 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PM define que POLICIAIS terão que EVITAR publicações em REDES SOCIAIS; SAIBA ONDE

A medida atende a uma recomendação do MPF e da Defensoria Pública da União, que tomaram conhecimento de que agentes relataram condutas potencialmente criminosas na internet.

31 de outubro de 2023 às 16:38

A Polícia Militar do Rio de Janeiro publicou uma Instrução Normativa que regulamenta o uso de mídias sociais e aplicativos de mensagens. A norma se aplica a policiais ativos, ex-policiais, funcionários civis e funcionários terceirizados da PM que estejam ou não em horário de serviço. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União. Os dois órgãos tomaram conhecimento de que policiais e ex-policiais relataram condutas potencialmente criminosas em podcasts e canais do YouTube. Nesses relatos, eles descreveram agressões e homicídios injustificados e desproporcionais à atuação policial. Segundo o documento, o conteúdo veiculado nesses programas exalta a cultura de violência e ódio, podendo incitar a prática de crimes, violação da presunção de inocência e do devido processo legal. Leia mais: >>> VÍDEO: “Vamos cobrar para que ataques nas redes sociais sejam criminalizados e contas sejam excluídas, diz Janja >>> MPPE pede INVESTIGAÇÃO sobre RELACIONAMENTO entre PM e adolescente de 15 ANOS que viralizou nas redes A instrução normativa regulamenta a publicação de fotos e vídeos das instalações, viaturas, fardamento, armamento e equipamentos e bens materiais e imateriais pertencentes à corporação. Também versa sobre conteúdos textuais que falam sobre comportamentos e atividades de policiais militares, sobre procedimentos operacionais e administrativos ou que tenham ligação com o atendimento voltado à sociedade. No documento, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informa aos servidores e prestadores de serviço que defende o direito constitucional à liberdade de expressão, mas lembra que as publicações e participações dos agentes em redes sociais, ainda que particulares, refletem na corporação. Portanto, devem obedecer aos princípios de hierarquia e disciplina e às normas de ética e de condutas profissionais. No caso de transgressões, a apuração se dará nas esferas administrativa e penal. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro informou que está analisando o documento. Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:06, 18 Nov

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Ministro Silvio Costa Filho anuncia venda de jatos comerciais durante missão oficial em Dubai.
Acordo

Ministro Silvio Costa Filho anuncia venda de 20 jatos comerciais durante missão oficial em Dubai

O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2027 e será incluído na carteira de pedidos da Embraer do 4º trimestre de 2025.

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde.
Iniciativa

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde e anuncia criação do selo "Bora Vacinar"

A medida vai reconhecer os municípios que alcançarem as melhores coberturas vacinais de crianças menores de 1 ano e da faixa etária de 9 a 14 anos.

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília.
Medida

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília

O governador do Distrito Federal informou que Paulo Henrique Costa estava nos Estados Unidos no momento da decisão.

mais notícias

+

Newsletter