Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Planalto confirma que presidente Lula irá participar do funeral do papa Francisco

A viagem do chefe do Executivo ainda não tem data confirmada e vai depender do protocolo do Vaticano sobre o velório do Santo Padre.

Jameson Ramos

22 de abril de 2025 às 09:36   - Atualizado às 09:36

Papa Francisco e Lula.

Papa Francisco e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) irá ao velório do papa Francisco, em Roma. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto na segunda-feira, 21 de abril. 

A comitiva que acompanhará o presidente na agenda ainda deve ser divulgada nesta terça-feira, 22 de abril. No entanto, já se sabe que a primeira-dama Janja da Silva estará ao lado de Lula.

De acordo com o Planalto, a viagem do presidente brasileiro ainda não tem data confirmada e vai depender do protocolo do Vaticano sobre o funeral do Santo Padre.

O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. O presidente Lula decretou sete dias de luto pelo falecimento.

Segundo o petista, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. "O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados", escreveu.

Na mensagem, Lula enalteceu a simplicidade, coragem e empatia do argentino. O petista destacou a trajetória do pontífice, citando que Francisco levou ao Vaticano temas como o das mudanças climáticas e criticou vigorosamente os modelos econômicos "que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças". "Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas", completou.

O chefe do Executivo brasileiro disse, ainda, que o papa sempre se colocou ao lado "daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito".

"Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará", contou Lula.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:00, 12 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco
Família

Denunciante que travou publicidade da gestão Raquel Lyra é primo legítimo de vice-presidente do TCE

Além disso, o advogado Pedro Queiroz Neves, foi nomeado em fevereiro deste ano como assessor, com cargo de confiança, no gabinete do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-líder da oposição na Alepe.

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Lula.
Futuro

Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos

Apesar de avanço em 2024, país não alcança objetivo do MEC e escancara desigualdade educacional entre estados.

Lula da Fonte.
Solicitação

Lula da Fonte cobra Ministério da Saúde por medicamento de R$ 16 milhões para doença rara

O deputado federal Lula da Fonte quer entender por que muitas crianças ainda não receberam o medicamento.

mais notícias

+

Newsletter