01 de fevereiro de 2024 às 21:39
O prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues da Silva (UB), o vice-prefeito Israel Borges Nunes (Republicanos) e um servidor foram presos por posse ilegal de arma de fogo durante as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 1º de fevereiro.
A ação policial teve início como parte de uma operação para apurar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. O nome do servidor detido não foi divulgado.
Na manhã desta quinta-feira, agentes policiais cumpriram mandados de busca nas residências do prefeito e do vice, totalizando 18 mandados de busca e apreensão. O prefeito foi conduzido à base da PF em Gurupi.
O advogado de defesa do prefeito, Massaro Okada, informou por telefone ao g1 que está se inteirando sobre o caso para apresentar um posicionamento.
No final da tarde do mesmo dia, a defesa afirmou que o prefeito foi liberado por volta das 12h, após prestar depoimento.
O contrato entre a prefeitura e o programa de transporte refere-se ao ano de 2022, no montante de R$ 2.203.260,64.
A operação também está investigando servidores suspeitos de utilizar influência com empresários para obter supostas vantagens.
Os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes como organização criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas atingem até 62 anos de prisão.
O vice-prefeito da cidade de Itapé, André Jatobá, foi preso no dia 12 de janeiro, por porte ilegal de armas e tráfico de drogas. A cidade fica no sul da Bahia.
O político também foi alvo de mandados de busca e apreensão no âmbito da Lei Maria da Penha.
Segundo a Polícia Civil, foi deflagrada a “Operação Revenge” que fez buscas em dois endereços dele, no município de Itabuna. A polícia afirma ainda que Jatobá é investigado “por diversos crimes contra a sua ex-companheira”.
Ao cumprir a medida judicial os agentes se depararam com “um arsenal composto por diversas armas de fogo, munições e explosivos, além de entorpecentes”.
Os mandados foram cumpridos pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/ Jequié), com apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da 6ª Coorpin/Itabuna.
1
2
16:04, 24 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Anteriormente o presidente americano ameaçou cobrar tarifa de 10% sobre os importados chineses.
De acordo com a deputada, o presidente cometeu crime de responsabilidade no programa Pé-de-Meia.
Durante seu primeiro mandato, o atual presidente já havia iniciado o processo de liberação parcial dos ofícios relacionados às investigações.
mais notícias
+