Pernambuco, 14 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PEC do Orçamento é aprovada pelo Senado por 59 votos a 5

04 de abril de 2019 às 09:59

A votação da proposta de emenda à Constituição do Orçamento Impositivo foi concluída pelo Plenário do Senado nesta quarta-feira (03), engessando ainda mais as contas do Governo. Agora ela segue para uma nova análise na Câmara dos deputados, que aprovou a outra versão do texto na semana passada. Um acordo com os deputados deverá manter a decisão do Senado. Apresentada em 2015, a PEC ressurgiu na semana passada na Câmara. Os deputados também aprovaram a matéria nos dois turnos (o que também voltou a acontecer no Senado), em uma votação relâmpago. O senador Esperidião Amin (PP-SC) alterou o texto que havia sido analisado pela Câmara e acrescentou um gradual aumento em dois anos do percentual obrigatório a ser pago para as emendas coletivas e as emendas destinada a ações plurianuais sejam representadas nos anos seguintes até a conclusão da obra. Hoje fixado em 0,6% da RCL será aumentado para 0,8% em 2020 e chegará a 1% da RCL em 2021. Já os porcentuais dos anos seguintes serão corrigidos pela inflação. A PEC foi aprovada na semana passada com a determinação de pagamento de 1% da RCL já no ano que vem. A área econômica demonstrou preocupação porque avaliou que o impacto seria de R$ 4 bilhões por ano e o porcentual poderia elevar em 97% o grau de engessamento das contas do Governo federal. Outra mudança feita por Amin foi a inclusão de que as emendas destinadas a ações plurianuais ou cuja execução já tenha sido iniciada sejam reapresentadas pela bancada estadual nos anos seguintes até as conclusões do empreendimento. As programações oriundas de emendas coletivas abarcam, em sua maioria, investimento de grande porte, com longas durações e por essa razão, é necessário garantir a continuidade, segundo Amin.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:39, 14 Jun

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Vídeo: "Foi um mal-entendido", diz Gilson Machado ao deixar COTEL
Soltura

Vídeo: "Foi um mal-entendido", diz Gilson Machado ao deixar COTEL

O ex-ministro do Turismo de Bolsonaro falou com a imprensa ao lado do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa e do advogado Célio Avelino.

Mauro Cid mentiu em depoimento, diz revista Veja
Revelação

Mauro Cid mentiu sobre mensagens durante depoimento no STF, afirma revista Veja

A reportagem apresenta prints de conversas atribuídas ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro usando um perfil com o nome "Gabriela R".

Prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio.
Prefeito

Posse de Marcílio Régio será em 30 de junho com cerimônia popular em Goiana

Prefeito eleito Marcílio Régio, confirma posse em frente à Câmara Municipal e promete governo de paz e união em Goiana

mais notícias

+

Newsletter