Pernambuco, 24 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

OPOSIÇÃO apresenta Projeto de Lei para a volta de ESCOLAS cívico-militares

08 de dezembro de 2023 às 12:04

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, apresentou um projeto de lei para incluir as escolas cívico-militares entre as diretrizes e bases da educação nacional, nesta quinta-feira, 7 de dezembro.

Em julho deste ano o governo federal decidiu pelo encerramento do programa de escolas desse modelo, e o presidente Lula declarou que “se cada estado quiser criar, que crie”, se referindo à autonomia dos estados sobre o assunto, e disse que “não é obrigação” do Ministério da Educação (MEC) cuidar disso.

Com a decisão, as escolas não serão fechadas, mas reintegradas à rede regular de ensino até o fim do ano letivo de 2023.

Se o PL de Marinho for aprovado, o governo federal teria que manter essa modalidade de instituição de ensino como opção aos estados e municípios.

“[O] decreto foi revogado pelo atual governo, sob o argumento do então ministro da Educação, Camilo Santana, ventilado nos veículos de imprensa, de que ‘não são questões políticas, mas sim questões técnicas, pedagógicas e legais, porque não há previsão nem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nem no Plano Nacional de Educação para esse tipo de escola'”.

O modelo foi estabelecido em setembro de 2019 pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Naquele momento, o modelo definia que os educadores ficavam responsáveis pela área pedagógica dos colégios, enquanto militares passavam a cuidar da gestão administrativa.

Na quarta-feira (6), parlamentares lançaram a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Escolas Cívico-Militares na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

03:46, 24 Mar

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Vereadores de Olinda articulam título de cidadão para João Campos (PSB)
Proposta

Vereadores de Olinda querem oferecer título de cidadão para João Campos (PSB), prefeito do Recife

O requerimento, que deve ser apresentado nos próximos dias, e assinado de forma conjunta por cerca de 14 dos 17 parlamentares, tem ampla maioria para ser aprovado sem maiores dificuldades.

Fernando Haddad.
Comentário

Haddad afirma que quis taxar blusinhas sem aprovação do Congresso: "Lula não deixou"

O ministro também disse que empresas brasileiras argumentavam que a isenção favorecia produtos importados em detrimento dos nacionais.

CNBB expressa "perplexidade e indignação" diante da proposta de alteração da Lei da Ficha Limpa. Assista vídeo.
CNBB

Vídeo: Bispos da Igreja Católica se manifestam contra propostas de mudanças na Lei da Ficha Limpa

O Senado adiou para abril, o debate sobre o projeto de lei que altera a Lei Complementar nº 135 de 2010. A proposta já foi aprovada por deputados federais.

mais notícias

+

Newsletter