Pernambuco, 18 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ONU: Assembleia Geral aprova fim do EMBARGO entre ESTADOS UNIDOS contra CUBA

Desde 1992, anualmente, Cuba solicita o fim do embargo unilateralmente imposto em plena Guerra Fria pelo presidente John F. Kennedy, com o objetivo de sufocar o regime comunista cubano.

03 de novembro de 2023 às 13:31

A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução com 187 votos a favor, instando ao término do embargo de seis décadas imposto pelos Estados Unidos contra Cuba. Embora seja uma vitória moral para a ilha, é importante destacar que a resolução não tem caráter vinculante. Os Estados Unidos e Israel se posicionaram contrários à resolução “Necessidade de pôr fim ao embargo econômico, comercial e financeiro, imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”. Na votação, A Ucrânia se absteve. Leia também: >>>ISRAEL X HAMAS: ONU aprova RESOLUÇÃO que pede LIBERAÇÃO de reféns e TRÉGUA IMEDIATA A resolução reafirma o princípio da "igualdade entre Estados, da não intervenção e não interferência em assuntos internos, bem como a liberdade de comércio e navegação internacional". Além disso, o texto expressa sua inquietação com a continuidade na promulgação e aplicação de leis como a Helms-Burton dos Estados Unidos (em vigor desde 1996), que tem efeitos extraterritoriais sobre indivíduos e empresas envolvidas em negócios com Cuba.

“O bloqueio é um ato de guerra econômica em tempos de paz”,  delcarou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, na tribuna, lembrando que “mais de 80% da população cubana só viveram” sob o regime de sanções unilaterais americanas.

Desde 1992, anualmente, Cuba leva resoluções à Assembleia Geral da ONU, solicitando o fim do embargo unilateralmente imposto em plena Guerra Fria pelo presidente John F. Kennedy, com o objetivo de sufocar o regime comunista cubano. Embora os governos cubano e americano tenham iniciado um processo de normalização das relações diplomáticas em 2015, durante a administração de Barack Obama, o embargo ainda está em vigor e é amplamente considerado o principal obstáculo ao desenvolvimento de Cuba. O regime cubano reprimiu vigorosamente as manifestações anti-governamentais ocorridas em julho de 2021, resultando em mais de 1.000 detidos e forçando outros a se exilarem. No entanto, essa repressão não contribuiu para a mudança esperada na administração democrata de Joe Biden, após as políticas rigorosas de seu antecessor, Donald Trump. As autoridades cubanas estimam que o embargo de seis décadas causou perdas econômicas superiores a 159 bilhões de dólares (equivalente a 795 bilhões de reais na cotação atual) para sua economia. Só entre março de 2022 e fevereiro de 2023, o bloqueio teria provocado perdas de 4,86 bilhões de dólares (24,28 bilhões de reais). Sem o embargo, afirmam, a economia teria crescido 9%. A migração é “um efeito direto da intensificação do bloqueio”, alertam, em um folheto distribuído à imprensa.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

05:11, 18 Jun

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco, vai ter contas da gestão 2017/2022 avaliadas pela Alepe
Análise

Alepe aprova por unanimidade as contas do ex-governador Paulo Câmara de 2017 a 2022

O Tribunal de Contas do Estado já havia emitido parecer pela aprovação das finanças dos dois mandatos do atual presidente do Banco do Nordeste, anteriormente.

Fraude do INSS
Iniciativa

Fraude no INSS: CPMI para investigar descontos ilegais de benefícios é criada

A partir de agora, as bancadas e os blocos partidários precisam indicar os membros que farão parte do colegiado para que este possa ser instalado e inicie os trabalhos. 

Prefeitura de Escada gasta quase meio milhão com Jogos Escolares do município
Gastos

Prefeitura de Escada gasta quase meio milhão com Jogos Escolares do município

Além dos R$ 289 mil com árbitros, a gestão da prefeita Mary Gouveia (PL) firmou mais sete contratos que somam quase meio milhão de reais.

mais notícias

+

Newsletter