01 de novembro de 2023 às 15:00
Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, os militares que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa (MD), estão fazendo história. Os competidores militares conquistaram, até o momento, 67 das 123 medalhas obtidas pelo Time Brasil, o que equivale a 54%. Além disso, a delegação brasileira que está no Chile é representada pelo maior número de atletas militares já enviados para uma competição no exterior: são 174 atletas de alto nível das Forças Armadas de um total de 635 competidores da equipe brasileira. Leia também: >>>PAN-AMERICANOS 2023: seleção brasileira de BEISEBOL chega pela PRIMEIRA VEZ na FINAL da competição; VEJA COMO ASSISTIR Até esta segunda-feira (30), 11º dia de competição, o Brasil conquistou 37 medalhas de ouro, sendo 21 com a participação de militares; das 47 de prata, 21 tiveram atuação do PAAR; e 39 de bronze, sendo 25 com de atletas militares. No quadro geral de medalhas, o Brasil está na 2ª colocação, atrás apenas dos Estados Unidos. A competição ocorre de 20 de outubro a 5 de novembro. O 3º Sargento da Marinha do Brasil Guilherme Costa disputou quatro provas na natação: 400m, 800m, 1500m e revezamento 4x200m. E realizou um feito, ganhou ouro em todas.
“A Marinha me ajuda muito no processo até as olimpíadas de Paris. Hoje eu consigo realizar treinamentos, viagens e campings que eu não conseguia antes. Ela me auxilia para melhorar meu rendimento nas competições. Sempre recomendo o programa, é sensacional”, destaca o nadador.
No Vôlei de Praia, as sargentos do Exército Ana Patrícia Ramos e Eduarda Lisboa foram a dupla campeã em Santiago. Elas não perderam nenhum set durante toda a competição e garantiram o ouro de forma invicta. Representando a Força Aérea Brasileira, a 3º Sargento Ana Sátila faturou duas medalhas de ouro na canoagem slalom, nesse domingo (29). O primeiro ouro veio na prova de C1, o que a tornou tricampeã pan-americana, ela também já havia levado o título em Toronto 2015 e Lima 2019. Em seguida, garantiu o lugar mais alto do pódio na prova de cross. PAAR Há 15 anos, o programa contribui com o desenvolvimento do esporte nacional. Desde 2008, o MD, em parceria com o Ministério do Esporte, promove a participação de militares atletas em competições nacionais e internacionais. Atualmente, 563 atletas fazem parte do programa. Os atletas que integram o PAAR recebem assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem das instalações esportivas militares adequadas para treinamento, como o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha; o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e o Complexo Esportivo de Deodoro, do Exército; e a Universidade da Força Aérea (UNIFA), da Aeronáutica. Gov
1
2
3
11:20, 14 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
No levantamento, foram entrevistadas 2 mil pessoas acima de 16 anos de 25 a 29 de setembro.
O MPPE afirma que a realização de cultos religiosos de uma única denominação possa desrespeitar o princípio da laicidade do Estado.
O sistema prevê a destinação de 30% das candidaturas dos partidos para as mulheres.
mais notícias
+