Pernambuco, 16 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MUSK ameaça BLOQUEIO de ATIVOS do governo brasileiro: 'Espero que Lula goste de voos comerciais'

A resposta do empresário é devido à suspensão da rede social X e ao impedimento das movimentações nas contas bancárias da Starlink.

04 de setembro de 2024 às 09:36   - Atualizado às 09:51

MUSK ameaça BLOQUEIO de ATIVOS do governo brasileiro: 'Espero que Lula goste de voos comerciais'

MUSK ameaça BLOQUEIO de ATIVOS do governo brasileiro: 'Espero que Lula goste de voos comerciais' Fotos: Marcelo Camargo e Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

O bilionário americano Elon Musk, proprietário do X e da SpaceX, anunciou na segunda-feira, 2 de setembro, sua intenção de bloquear ativos do Estado brasileiro em resposta à suspensão da rede social X e ao bloqueio dos ativos e contas bancárias da Starlink, divisão de satélites da SpaceX no Brasil. As decisões foram tomadas na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira, a Primeira Turma do STF ratificou a suspensão da rede social X.

“A menos que o governo brasileiro devolva as propriedades ilegalmente apreendidas do X e da SpaceX, buscaremos apreensão recíproca de ativos do governo [brasileiro] também. Espero que Lula goste de utilizar voos comerciais”, escreveu Musk no X, comentando uma notícia de que o governo dos Estados Unidos apreendeu um avião oficial do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, na República Dominicana, devido às sanções contra o regime chavista.

A Starlink recorreu ao STF contra o bloqueio dos ativos, que foi imposto por Moraes para forçar Musk a pagar multas aplicadas ao X por não cumprir ordens de remoção de perfis e conteúdos, considerados ilegais pelo empresário. Na semana anterior ao bloqueio da rede social no Brasil, Musk havia destacado que a SpaceX e o X "são empresas completamente distintas, com acionistas diferentes."

“Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação absolutamente ilegal do ditador Alexandre de Moraes pune indevidamente outros acionistas e o povo do Brasil”, escreveu o bilionário.

Starlink recua e diz que vai cumprir ordem de bloquear X no Brasil

A Starlink, empresa de internet via satélite do bilionário Elon Musk, disse que vai cumprir a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para bloquear o acesso ao X (antigo Twitter). A decisão foi anunciada pela plataforma, que também pertence a Musk, na terça-feira, 3 de setembro.

No domingo, 1º, a Starlink havia informado ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, que não cumpriria a determinação enquanto o ministro do Supremo não desbloqueasse as contas bancárias da empresa. No sábado, 31, o Estadão mostrou que os usuários da Starlink estavam conseguindo acessar a rede social em todo o País.

Leia Também

De acordo com a Starlink, ordem de Moraes será cumprida independentemente da impossibilidade de a empresa realizar transações financeiras no País. Na última quinta-feira (29), o ministro do STF bloqueou as contas bancárias da empresa até que Musk quite as dívidas do X com a Justiça brasileira.

"Após a ordem da semana passada de Alexandre de Moraes que congelou as finanças da Starlink e impede a Starlink de conduzir transações financeiras no Brasil, imediatamente iniciamos procedimentos legais no Supremo Tribunal Federal brasileiro explicando a ilegalidade grosseira desta ordem e solicitando ao Tribunal que descongele nossos ativos. Independentemente do tratamento ilegal da Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso a X no Brasil", afirmou.

Na sexta-feira (30), Moraes determinou a suspensão do X em todo o país, após Musk ignorar uma intimação do ministro que exigiu que a rede social indicasse um representante legal no País. A determinação de Moraes foi repassada para a Anatel, responsável por encaminhar a ordem para provedores de internet.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:51, 16 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ônibus.
Melhoria

NOVO PAC: Governo Lula libera R$ 277 MILHÕES para RENOVAR frota de ônibus; SAIBA ONDE

No total serão oito municípios de cinco estados brasileiros que serão contemplados em processo de descarbonização dos veículos pelo país.

João Campos em campanha no Alto José Bonifácio.
Compromisso

JOÃO Campos destaca entregas em áreas de MORRO DO RECIFE durante CAMINHADA no Alto José Bonifácio

O prefeito candidato a reeleição conversou com moradores e comerciantes da região e reforçou propostas de campanha.

Lula Cabral tem candidatura impugnada.
Barrado

TRE-PE INDEFERE novamente CANDIDATURA DE LULA Cabral à Prefeitura do CABO de Santo Agostinho

O postulante foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta após ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal por desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

mais notícias

+