Pernambuco, 15 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MPPE: posse solene do Procurador-Geral de Justiça acontece nesta quarta (29)

O novo PGJ obteve 262 votos dos promotores, liderando a lista tríplice encaminhada à governadora Raquel Lyra, que o nomeou no mesmo dia.

Everthon Santos

27 de janeiro de 2025 às 13:36   - Atualizado às 13:37

Novo Procurador-Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier.

Novo Procurador-Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier. Foto: Divulgação

A posse solene do novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier, ocorrerá na tarde da próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro.

A solenidade será às 15h30, no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), situada na Avenida Desembargador Guerra Barreto nº 210, na Ilha Joana Bezerra, Recife - PE.

O Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, já tomou posse formalmente no cargo, no último dia 13 de janeiro de 2025, durante a realização da primeira sessão deste ano, do Colégio de Procuradores do Ministério Público Estadual, no Salão dos Órgãos, no Edifício Helena Caúla.

O novo PGJ foi o mais votado na eleição interna realizada no dia 7 de janeiro. Ele obteve 262 votos dos Promotores e Procuradores de Justiça, liderando a lista tríplice que foi encaminhada à governadora Raquel Lyra, que o nomeou no mesmo dia.

Natural da cidade do Recife, José Paulo Xavier tem 50 anos de idade e reúne experiência de 25 anos no Ministério Público de Pernambuco. Atuou em Promotorias Cíveis e Criminais e de Defesa da Cidadania nas diferentes regiões do Estado, com titularidades nos municípios de Ouricuri, Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e na Capital (Recife), onde é titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania (Infância e Juventude). Também agregou ao longo da carreira a prática administrativa em diversos setores do MPPE.

Exerceu a função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça na gestão de Marcos Carvalho, de novembro de 2022 até o início de janeiro de 2025. Assessorou o Centro de Apoio Operacional da Atuação Criminal (CAO Criminal), integrou a Corregedoria Geral por três gestões e o Núcleo Integrado de Repressão ao Crime Organizado (NIRCO, atual GAECO). Colaborou em várias frentes internas e externas, entre elas como membro do Conselho Penitenciário do Estado de Pernambuco, órgão consultivo e fiscalizador das penalidades impostas a condenados e Conselho do PROVITA.

José Paulo Xavier é bacharel em Direito e em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pela Universidade de Pernambuco (UPE), respectivamente, com pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, como também em Gestão Pública.

Compromisso

Na solenidade de posse formal, no último dia 13 de janeiro, José Paulo Xavier se comprometeu com o desafio de tornar o MPPE uma Instituição cada vez mais célere nas respostas aos temas de interesse da sociedade.

Na oportunidade, afirmou que a sociedade "vive uma metamorfose diária no que diz respeito aos seus anseios e necessidades", o que exige mais vigilância e agilidade do Ministério Público na tomada de decisões e encaminhamentos.

Segundo ele, se faz necessário estar sempre vigilante e "olhar com sensibilidade a população que exige a promoção do bem comum, sobretudo os mais excluídos, que estão nas ruas".

Segundo ele, o compromisso dessa nova gestão (biênio 2025-2027), é com muito trabalho para atender às expectativas da sociedade, avançar mais e fortalecer a estrutura organizacional no sentido de dar mais celeridade e resolutividade para que se possa alcançar sempre melhores resultados.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

14:21, 15 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Ministério Público de Pernambuco.
Embate

Integration: MPPE é favorável a pedido para retirar juíza de caso que julgou Deolane e Gusttavo Lima

A solicitação partiu do dono da casa de apostas Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, investigado na Operação.

Martelo de Justiça
Feminicídio

Justiça condena homem que matou companheira asfixiada com mata-leão em Paudalho

Jorge Lira da Silva foi sentenciado a 17 anos e 3 meses de reclusão pelo crime ocorrido no dia 23 de novembro de 2023.

Presidente da Câmara Municipal de Itaíba Marcelo Pilota
Solicitação

MPPE pede anulação de lei de Itaíba que aumentou salário de prefeito, vice, secretários e vereadores

O órgão fixou prazo de cinco dias para que o presidente da Câmara Municipal responda sobre o acatamento ou não da recomendação.

mais notícias

+

Newsletter