29 de fevereiro de 2024 às 17:13
Nísia Trindade, ministra da da Saúde do governo federal, decidiu voltar atrás e suspendeu uma nota técnica sobre os casos de aborto legal.
A nota, que foi divulgada nesta quarta-feira (28), foi suspendida após sofrer forte pressão de políticos da oposição.
O documento em questão, autorizava um "limite temporal” para permissão do aborto e derrubava uma liminar, posta durante o governo Bolsonaro, em que o aborto só era legalizado se a mulher tivesse com até 5 meses de gestação.
De acordo com a ministra, a nota técnica foi suspendida pelo fato de que “não passou por todas as esferas necessárias”, nem pela consultoria jurídica da pasta.
Partidos e movimentos de esquerda se reuniram para tratar sobre a necessidade de realizar um ato em prol à democracia.
A reunião contou com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com as organizações União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), além dos partidos PT, PCdoB e o Psol.
Segundo eles, é necessário a realização de uma mobilização no dia 23 de março a favor da democracia e pedindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O tópico sobre a prisão de Bolsonaro é uma resposta à manifestação bolsonarista, que aconteceu no último domingo (25), na Avenida Paulista.
Chamado de Dia Nacional de Mobilização, o ato esquerdista tem o intuito de defender a democracia, além de fazer uma alusão aos 60 anos do início do Regime Militar (1964-1985).
A pauta sobre o pedido de prisão do ex-chefe do Executivo acontece após os desdobramentos da Operação Tempus Veritatis, que apura tentativa de golpe de Estado por Bolsonaro e ex-ministros.
1
2
4
05:53, 25 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
O vereador mais votado da cidade e pelo segundo ano consecutivo destacou os desafios para este ano e mais uma vez na presidência da mesa diretora do biênio 2025-2026.
Apesar da indefinição, o governadora demonstrou tranquilidade quanto à escolha e elogiou o desempenho do secretário interino, Gilson José Monteiro Filho.
Parlamentares da oposição nos últimos dias estão pedindo a abertura do processo após o TCU determinar o bloqueio de recursos bilionários do programa Pé-de-Meia, considerado uma das principais políticas do governo.
mais notícias
+