Pernambuco, 16 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministério da Justiça integra operação para prevenir ataques em escolas

As áreas de inteligência se uniram e descobriram que ataques estavam sendo planejados no Discord.

08 de novembro de 2023 às 17:22

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira (8), a “Operação Server Out”, com o objetivo de prevenir ataques em escolas. A ação integra mobilização do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e contou com o apoio das Polícias Civis da Bahia, Minas Gerais, Roraima e São Paulo. As áreas de inteligência se uniram e descobriram que ataques estavam sendo planejados no Discord, aplicativo popular, principalmente, entre jovens e adolescentes. Leia também: >>>Seguranças PRIVADOS começam a atuar em escolas de SP após ataque em COLÉGIO >>>Flávio Dino cria NOVA SECRETARIA no MINISTÉRIO DA JUSTIÇA para investigar CRIMES NA INTERNET A operação policial teve como objetivo realizar o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em residências de adolescentes, bem como a prisão temporária de quatro pessoas que estavam planejando ataques a escolas por meio do Discord. A plataforma digital, quando solicitada, forneceu as informações necessárias para a identificação dos investigados. Além da prisão cautelar, foram executadas buscas e apreensão domiciliares nas residências dos suspeitos.

Alesandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) destacou que “as Polícias Civis e o Ciberlab realizam um trabalho excepcional na proteção das crianças e adolescentes. Aliando tecnologia, boas práticas e cooperação, os policiais conseguem identificar suspeitos e evitar ataques. Ações como esta evitam tragédias”.

O Ciberlab é ligado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP. A delegada titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Ana Carolina Medeiros, ressaltou a importância da ação integrada.

“O trabalho levado a cabo pelo Ciberlab já impediu que diversos ataques a escolas ocorressem. A iminência de atentados contra crianças exige imediata atuação das agências estatais de persecução penal, devendo-se agir prontamente para desarticular a arquitetura criminosa, visando-se impedir atos de tamanha gravidade”, pontuou.
Legislação

Durante as investigações, foram apurados indícios de crimes, como os de associação criminosa e incitação ao crime, ambos tipificados no Código Penal, e corrupção de menores de 18 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Operação Server Out O termo faz referência à indisponibilidade dos servidores on-line utilizados como meio para os referidos crimes, bem como para a remoção de usuários que usam a plataforma para a prática de crimes previstos na legislação brasileira. Gov

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:07, 16 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Neste domingo, 16 de novembro, os chilenos participam da eleição presidencial obrigatória.
Mundo

Chilenos votam em eleição presidencial obrigatória marcada pela crise de segurança

Cerca de 15,7 milhões de eleitores participam da primeira eleição obrigatória desde 2012, com crime e imigração em foco.

Carros de luxo apreendidos nas operações.
Alerta

Projeto de Lei Antifacção preocupa especialistas ao propor fim do perdimento de bens

Instituto Combustível Legal alerta que proposta em análise no congresso elimina instrumento fundamental usado pela Receita Federal.

Ataques de 8 de Janeiro
Opinião

Maioria dos parlamentares não acreditam em anistia para envolvidos nos atos de 8/1, aponta pesquisa

O estudo ouviu 107 deputados federais de 20 partidos e 27 senadores de 12 legendas, por meio de entrevistas presenciais ou telefônicas.

mais notícias

+

Newsletter