Pernambuco, 20 de Janeiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MICRO e PEQUENAS empresas representam 71% dos EMPREGOS FORMAIS criados até SETEMBRO, diz SEBRAE 

Os números constam do relatório divulgado nesta segunda-feira (6).

06 de novembro de 2023 às 14:32

Micro e pequenas empresas responderam por 1,1 milhão (ou 71%) do total de 1,5 milhão de novos empregos formais gerados entre janeiro e setembro de 2023 no Brasil. Os meses de agosto e setembro foram os que apresentaram saldo mais positivo, registrando respectivamente 219.330 e 211.764 novas contratações com carteira assinada. Leia Também: >>>Alexandre de Moraes SUSPENDE julgamento sobre inclusão de empresas do mesmo grupo econômico em AÇÃO trabalhista Os números constam do relatório divulgado nesta segunda-feira 6 de novembro,  pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados ajustados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o Sebrae, das mais de 211 mil vagas geradas no mês de setembro, 147.173 foram em micro e pequenas empresas (69,5% do total). Das cerca de 219 mil vagas celetistas geradas em agosto, 160.899 foram pequenos negócios – o que corresponde a 73,17% do total de postos criados no mês. Empresas de médio e grande portes geraram, no acumulado do ano, 307,9 mil novas vagas – número que corresponde a 19,2% dos cerca de 1,5 milhão novos empregos gerados entre janeiro e setembro de 2023. Na avaliação do presidente do Sebrae, Décio Lima, esses números positivos refletem a retomada da prosperidade do país.

“A geração de empregos garante que o Brasil se torne novamente o país da empregabilidade, permitindo que o brasileiro volte a consumir e gerar renda”, disse ele ao ressaltar que a economia do país “se fortalece” com um PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país) em expansão, com o superávit da balança comercial, e com a inflação controlada. “O empreendedorismo é um dos caminhos para o país resgatar a dignidade e a inclusão social”, complementa Décio Lima.
Destaques

Segundo o Sebrae, o setor de serviços foi o que mais contribuiu, em setembro, para a criação de postos de trabalho.

“Considerando o universo das micro e pequenas empresas, foram 68,4 mil vagas preenchidas. Em segundo lugar aparece o comércio com 37,3 mil vagas, seguido pela construção com 19,8 mil empregos gerados.” “No acumulado de 2023, o cenário continua o mesmo com as micro e pequenas empresas liderando em termos de criação de vagas, com destaque nos setores de serviços (590,6 mil), construção (218 mil) e comércio (162 mil)”, detalha o levantamento.

Entre as empresas de médio e grande porte, o destaque em setembro ficou com os setores de serviços (26,5 mil), indústria da transformação (24,4 mil) e comércio (6 mil). No acumulado do ano, o destaque ficou com serviços (177,6 mil), indústria da transformação (90 mil) e construção (26 mil). Atividades De acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), as atividades que mais geraram empregos formais em setembro – entre micro e pequenas empresas – foram as de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (11 mil empregos gerados); e de construção de edifícios (6,6 mil empregos). Entre as empresas de médio e grande porte, as atividades que mais se destacaram foram as de fabricação de açúcar em bruto (16,7 mil empregos gerados), locação de mão de obra temporária (5,3 mil) e limpeza em prédios e em domicílios (2,9 mil).   Agência Brasil

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:38, 20 Jan

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eduardo Moura cobra andamento do processo de impeachment de João Campos na Câmara do Recife.
Medida

Eduardo Moura cobra andamento do processo de impeachment de João Campos na Câmara do Recife

O vereador falou também sobre a evolução da denúncia apresentada ao MPPE por crime de responsabilidade.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF e Bolsonaro abraçado com Tarcísio de Freitas.
Solicitação

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para Tarcísio visitar ex-presidente na Papudinha

Bolsonaro foi transferido na última quinta-feira, 15, para a Papudinha, por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Lula e Ministro da Educação Camilo Santana
Brasil

Piso dos Professores: Governo Federal deve anunciar novo reajuste nesta semana após atraso

A confirmação aconteceu nesta segunda-feira, 19 de janeiro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

mais notícias

+

Newsletter