Claudia Sheinbaum e Lula. Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo, 29 de setembro, para o México, onde vai acompanhar a posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país. A viagem ocorre dias após o presidente retornar dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.
A posse de Sheinbaum será no dia 1º de outubro. Aliada do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ela tem 61 anos e venceu a eleição com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a comandar o país.
Em sua trajetória política, foi secretária de Meio Ambiente da Cidade do México e ex-prefeita da capital do país.
Antes da posse, na segunda-feira (30), Lula participa de um fórum empresarial e ainda terá encontro bilaterais com López Obrador, que deixa o cargo, além da própria sucessora.
Esta será a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente. Ele foi ao país em seus dois primeiros mandatos, em 2003 e 2007.
Em 2023, o comércio bilateral entre os dois países alcançou o valor de US$ 14,1 bilhões, o maior valor histórico e um aumento de 14% em relação a 2022. O México foi o quinto principal destino das exportações brasileiras no mundo em 2023, segundo dados da Apex Brasil.
Claudia Sheinbaum teve a vitória nas eleições presidenciais do México projetada pelo órgão eleitoral. Claudia disse que os dois principais adversários no pleito já reconheceram a derrota. Com isso, ela se torna a primeira mulher presidente do México na história.
"Eu me tornarei a primeira mulher presidente do México", disse Sheinbaum, com um sorriso no rosto, em um hotel da Cidade do México, no início da madrugada desta segunda-feira, 3.
"Nós demonstramos que o México é um país democrático com eleições pacíficas", disse a presidente virtualmente eleita.
O presidente do país, Andrés Manuel López Obrador disse que "é um dia de glória" no país por causa da vitória de Claudia Sheinbaum nas eleições presidenciais.
"O povo do México decidiu livre e democraticamente que Claudia Sheinbaum se converta na primeira mulher presidente em 200 anos de vida independente da nossa República", disse o presidente nas redes sociais.
Sheinbaum era a candidata governista e, durante a campanha, prometeu dar continuidade ao trabalho de López Obrador.
Da redação do Portal com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo
2
3
4
19:14, 13 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Prefeito eleito Marcílio Régio, confirma posse em frente à Câmara Municipal e promete governo de paz e união em Goiana
O ex-ministro do Turismo é acusado de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), sair do Brasil.
Na última quinta-feira, 12 de junho, Israel realizou ataques violentos contra o Irã, que resultaram na morte de um dos principais chefes militares do país.
mais notícias
+