Pernambuco, 24 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

LULA sanciona Lei Orgânica Nacional das PMs e dos bombeiros militares

13 de dezembro de 2023 às 16:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.751 , que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

A medida, que altera a Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, e revoga dispositivos do Decreto-Lei nº 667, de 2 de julho de 1969, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13 de dezembro.

A nova lei padroniza a legislação relativa às corporações, definindo as competências de cada uma. Entre os seus dispositivos, mantém as polícias militares e os corpos de bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal subordinados aos governadores e determina que a organização destas deve ser fixada em lei de iniciativa privativa do governador, observadas as normas gerais das Forças Armadas.

A Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios traz 31 garantias para os ocupantes desses cargos, da ativa, da reserva remunerada ou reformados (aposentados).

Entre elas, o uso privativo dos uniformes, das insígnias e dos distintivos das respectivas instituições; o livre porte de arma na ativa, na reserva remunerada e na reforma; prisão criminal ou civil em unidade prisional militar, antes de decisão com trânsito em julgado e enquanto não perder o posto e a patente ou a graduação; assistência médica, psicológica, odontológica e social para o militar e para os seus dependentes; e estabilidade dos militares de carreira após três anos de efetivo serviço nas corporações.

Ingresso nas carreiras

Para ingressar nas polícias militares e nos corpos de bombeiros militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, o candidato não pode ter antecedentes penais dolosos incompatíveis com a atividade, nos termos da legislação do ente federado. Também não pode ter tatuagens que façam alusão a suásticas, obscenidades e ideologias terroristas ou que façam apologia à violência, às drogas ilícitas ou à discriminação de raça, credo, sexo ou origem.

Uso da força

Segundo a lei sancionada por Lula, os agentes de segurança pública devem fazer uso comedido e proporcional da força, pautada nos documentos internacionais de proteção aos direitos humanos de que o Brasil seja signatário.

Armas

A lei estabelece, ainda, que as armas de fogo institucionais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares, bem como as armas particulares de seus integrantes, serão cadastradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma).

Gov

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:08, 24 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Clarissa Tércio relembra vandalismo de estátua do STF em 2016.
Crítica

Clarissa Tércio relembra vandalismo de estátua do STF em 2016: "Curiosamente, ninguém foi preso"

A lembrança surge após Moraes e Dino votarem a favor de uma pena de 14 anos para a mulher que pichou a frase 'perdeu, mané' na figura.

Kassio Nunes Marques e Carla Zambelli.
Suspendido

Carla Zambelli tem julgamento no STF adiado após Kassio Nunes pedir mais tempo de análise

A deputada federal pelo PL, é ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes e Allan dos Santos.
Recusa

Moraes tem ordem de extradição para Allan dos Santos negada pela Interpol e EUA

A organização policial internacional esclareceu que, até o momento, não há uma Notificação Vermelha contra o comunicador.

mais notícias

+

Newsletter