Saúde

Lula já sobe escadas e pode RECEBER ALTA, diz boletim médico após CIRURGIA NO QUADRIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a noite estável, informou o primeiro boletim médico deste domingo, 01, divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. As equipes médicas responsáveis pela saúde do presidente avaliam a possibilidade de Lula receber alta do ainda neste domingo, 1º de outubro. Também de acordo com o boletim, o chefe do Executivo segue em recuperação, já caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica.

“As equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polesello, responsáveis pelo seu cuidado, avaliam a possibilidade de alta ainda para o dia de hoje”, informou o Sírio-Libanês em Brasília, onde Lula está internado. O documento é assinado por Rafael Gadia, Superintendente de Governança Clínica, e Mauro Suzuki, diretor clínico, ambos da unidade.

A previsão anterior é de que Lula teria alta apenas na terça-feira, 3. Ao sair, o presidente deve ficar no Palácio da Alvorada, onde permanecerá em repouso por orientação médica pelos próximos dias.

O presidente foi operado na sexta-feira, 29 de setembro, para corrigir uma artrose do lado direito do quadril e também realizou um procedimento nas pálpebras.

VEJA MAIS:

>> LULA: após CIRURGIA NO QUADRIL, presidente já caminha e faz fisioterapia, diz boletim médico

Cirurgia no quadril

A cirurgia foi necessária porque Lula, que está com 77 anos, tem uma artrose no quadril. O quadro significa um desgaste na cartilagem que provoca fortes dores por causa do atrito entre os ossos numa região com terminações nervosas.

O nome da operação realizada é artroplastia. Neste tipo de procedimento, uma prótese que imita a articulação do quadril substitui a região afetada.

Estadão Conteúdo