Pernambuco, 18 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Lula da Fonte solicita chamada de aprovados da PRF em reunião com ministra Esther Dweck

Segundo a comissão de aprovados, há atualmente cerca de 213 cargos vagos, com previsão de chegar a 500 até o fim do ano.

15 de abril de 2025 às 19:40   - Atualizado às 19:48

Lula da Fonte e ministra Esther Dweck.

Lula da Fonte e ministra Esther Dweck. Foto: Divulgação

O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), se reuniu nesta segunda-feira, 15 de abril, com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para tratar da chamada de aprovados no concurso nacional de 2021 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vigente até dezembro de 2025.

Durante o encontro, o parlamentar destacou a importância da recomposição do efetivo da corporação, visto que, segundo recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), o efetivo ideal para sanar as demandas do país na categoria, seria de 18 mil agentes, contando hoje com apenas 13 mil. Como encaminhamento, a equipe do ministério irá elaborar uma nota técnica para avaliar a viabilidade de novas chamadas, bem como a possibilidade de ampliação do quadro por meio de futuros concursos.

“Esse é um tema importante para a segurança pública do país. Há aprovados aptos e motivados a assumir, e estamos dialogando com responsabilidade para que o governo avalie, com base nos dados e nas necessidades da PRF, a possibilidade de avançar nessa pauta. A ministra Esther Dweck foi muito receptiva, atenta aos dados apresentados e demonstrou sensibilidade em relação à importância do tema. Posteriormente, com a aprovação da PEC da Segurança Pública, as atribuições da PRF irão aumentar ainda mais, e fortalecer esse efetivo diz respeito a um tema importante para salvaguardar e preservar a segurança pública do país”, afirmou o deputado federal Lula da Fonte.

O parlamentar recebeu, na última segunda (7), o representante da comissão de aprovados, Yrwing Henrique, que apresentou dados atualizados sobre a situação da PRF. Segundo a comissão, há atualmente cerca de 213 cargos vagos, com previsão de chegar a 500 até o fim do ano.

Dos aproximadamente 700 aprovados, entre 450 e 500 estariam prontos para assumir. Desse total, 115 são mulheres e 70 são pernambucanos. A análise da possibilidade de novas chamadas e concursos é fundamental para fortalecer a atuação da corporação e garantir mais segurança à população.

Lula da Fonte pede inclusão

O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), reforçou seu apoio à convocação de uma nova turma da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda dentro da validade do concurso, que se encerra em dezembro de 2025.

O parlamentar recebeu Yrwing Henrique, representante da comissão de aprovados, para tratar da pauta.

O deputado federal solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a inclusão de recursos na Lei Orçamentária Anual de 2025 para garantir a convocação.

“Trata-se de uma demanda legítima e urgente. A PRF é um dos pilares da segurança pública no Brasil, e não podemos abrir mão de reforçar seu efetivo enquanto temos candidatos qualificados prontos para assumir. Nosso mandato seguirá à disposição para lutar por essa convocação”, destacou o parlamentar.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:57, 18 Abr

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bolsonaro internado na UTI.
Atualização

Bolsonaro permanece na UTI e ainda não tem previsão de alta, diz novo boletim

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.

Jair Bolsonaro e Anderson Ferreira.
Crítica

Anderson Ferreira: "A democracia não se fortalece com vingança e punições"

Para o presidente do PL em Pernambuco, o governo Lula  tem adotado posturas que estimulam a divisão, em vez de promover a união dos brasileiros.

Prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.
Professores

"Ipojuca lidera o ranking de valorização da educação em Pernambuco", diz prefeito após reajuste

De acordo com Carlos Santana, o município deu o maior aumento salarial do estado em 2025.

mais notícias

+

Newsletter