Continua após a publicidade:

A governadora em exercício Luciana Santos prestigiou, na manhã desta terça-feira, 9 de novembro, a inauguração da sede própria da Fundação Altino Ventura (FAV), e recebeu o prêmio na categoria “Serviços Públicos Solidários”. Localizado no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife, o espaço conta com aproximadamente 20 mil m² de área construída, tornando-se o maior centro oftalmológico a prestar serviços públicos na América Latina. Com a nova infraestrutura, a fundação poderá atender até 70 mil pacientes e realizar até quatro mil cirurgias oftalmológicas por mês.

“A Fundação Altino Ventura é uma instituição que há 35 anos presta serviço com muita competência, eficácia e excelência. E sendo de excelência, precisamos valorizar e prestigiar, porque esse é um serviço de saúde estratégico, ainda mais em uma área tão sensível como a oftalmológica. É um grande desaguadouro, principalmente das pessoas mais carentes”, destacou Luciana Santos.

Ver mais:

Continua após a publicidade:

>> Luciana Santos vistoria obras do Sistema Adutor Arataca II na Região Metropolitana do Recife

A nova sede conta com moderno e completo centro diagnóstico, com 33 salas de exames complementares; setor de exames com 35 consultórios; bloco cirúrgico com 16 salas; centro administrativo; centro de estudos e pesquisas científicas, além de biblioteca e do Memorial Histórico da Fundação Altino Ventura. O complexo hospitalar da FAV reúne ainda o Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos – CER IV e o Serviço de Fisioterapia Aquática e Multissensorial.

“A fundação é uma grande parceira do Sistema Único de Saúde na assistência oftalmológica. Sem dúvida nenhuma, é a maior referência em alta complexidade em oftalmologia em Pernambuco e uma das maiores instituições do Brasil”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Em sua trajetória, a instituição sempre funcionou em imóveis alugados. Mas após inúmeras campanhas de arrecadação de recursos e constante busca de apoio de parceiros nacionais e internacionais, a FAV pôde finalizar as obras, orçadas em cerca de R$ 30 milhões.

Continua após a publicidade:

“Hoje é um dia histórico. Não só para a Fundação Altino Ventura, mas também para o povo pernambucano. Isso é uma grande conquista do SUS e da população que mais precisa. Aqui, vamos poder receber as pessoas com acolhimento, tendo condições necessárias para resolver os problemas da população”, enfatizou o presidente do conselho diretor da fundação, Marcelo Ventura.

Vulnerabilidade

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Altino Ventura comemora seus 35 anos de atuação com foco na saúde da população do Norte e Nordeste, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social. Ao longo dessas mais de três décadas, a instituição já realizou mais de 16 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos em 1,7 milhão de pacientes na sua sede, no Recife, e nas unidades de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, em Salgueiro e Serra Talhada, ambos no Sertão.

Também estiveram presentes à inauguração o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Cerqueira; o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, e deputados estaduais; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; e a presidente do Conselho Curador e sócia fundadora da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura.

Da redação do Portal com informações da Governo de Pernambuco

Continua após a publicidade: