Continua após a publicidade:

A Rede Globo foi condenada a pagar cerca de R$ 9,9 milhões ao Procon-SP devido a uma propaganda do Campeonato Brasileiro de 2019, considerada enganosa.

Segundo informações da “Folha de São Paulo”, o Procon iniciou um processo contra a emissora cinco anos atrás, solicitando a execução da sentença judicial.

Continua após a publicidade:

Segundo o Procon, a Globo veiculou um anúncio prometendo a transmissão de todos os jogos do Campeonato Brasileiro de 2019, mas não havia firmado os direitos de transmissão com os clubes Palmeiras e Athletico Paranaense antes da divulgação da propaganda.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os jogos do Palmeiras começaram a ser transmitidos pela Rede Globo somente a partir da sexta rodada do campeonato, e as partidas do Athletico Paranaense em casa não foram transmitidas naquele ano.

Continua após a publicidade:

Em 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu em última instância que a Globo praticou “propaganda enganosa”.

O desembargador Oswaldo Luiz, relator do caso, declarou que a publicidade da emissora violou o direito do consumidor de receber informações prévias, claras e adequadas sobre o serviço, mencionando que o conteúdo era “parcialmente falso e capaz de induzir o consumidor ao erro”.