16 de novembro de 2024 às 17:25 - Atualizado às 17:25
Maria Azenilda Pereira mandato cassado Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura da prefeita reeleita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira (Republicanos), localizada a 169 km de Cuiabá, por suspeita de compra de votos.
A decisão, proferida pelo juiz Arom Olímpio Pereira, também decretou a inelegibilidade da gestora por oito anos e determinou o pagamento de uma multa de R$ 200 mil. Novas eleições municipais foram marcadas para janeiro de 2025.
O vice-prefeito reeleito, Arthur José Franco Pereira, também teve o registro de candidatura cassado e foi condenado a dividir o pagamento da multa.
Em nota, a defesa de Maria Azenilda negou as acusações e afirmou que "a informação sobre a compra de votos não é verdadeira". Os advogados garantiram que a situação será esclarecida no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em momento oportuno.
De acordo com a denúncia, Carlos Luiz Pereira Neto, filho de Maria Azenilda e atual secretário de Administração do município, teria oferecido R$ 2 mil a Luciana Viana da Silva durante um comício em troca de voto e apoio político para a reeleição de sua mãe.
Além disso, o marido da prefeita, Arnaldo Pereira, e Rosandria Cardoso da Silva, esposa do vice-prefeito Arthur, teriam prometido benefícios à mesma eleitora. Entre as vantagens oferecidas, estariam a construção de um muro na residência dela e um emprego com melhores condições.
Nas Eleições 2024, Maria Azenilda Pereira recebeu 8.987 votos, correspondendo a 51,88% dos votos válidos. Com a cassação, o município será administrado interinamente até a realização do novo pleito.
A decisão ainda pode ser contestada no Tribunal Regional Eleitoral, mas, até lá, Maria Azenilda e Arthur José permanecem inelegíveis.
A Justiça Eleitoral de Toritama, localizado no Agreste de Pernambuco, anunciou no dia 3 de novembro, a cassação dos mandatos de dois vereadores por suspeita de compra de votos através do WhatsApp.
Os vereadores Edijan Enildo da Silva e Severino Antônio da Silva, filiados ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foram os condenados.
Consta na decisão que Edjan Enildo e Antônio Severino possuem registros de áudios em grupos do WhatsApp, onde admitem a compra de votos de eleitores.
3
16:49, 18 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.
Para o presidente do PL em Pernambuco, o governo Lula tem adotado posturas que estimulam a divisão, em vez de promover a união dos brasileiros.
De acordo com Carlos Santana, o município deu o maior aumento salarial do estado em 2025.
mais notícias
+