O ex-governador Jarbas Vasconcelos foi responsável por criar a feira durante a sua gestão. Geralda Farias e Célia Novaes também foram homenageadas pela governadora.
Ex-governador Jarbas Vasconcelos sendo homenageado por Raquel Lyra. Foto: Miva Filho/Secom
O ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, foi homenageado nesta sexta-feira, 20 de junho, durante o lançamento oficial da 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado na área central do Recife.
Durante a solenidade, a governadora Raquel Lyra prestou uma homenagem especial às pessoas que contribuíram diretamente para a realização da primeira edição da Fenearte. Entre os homenageados, estavam o ex-governador e criador da feira, Jarbas Vasconcelos.
“Quando falamos de cultura popular, precisamos falar também de política pública. Neste marco de 25 anos da feira, será lançado um livro que contará a história de vida de cada um desses artesãos. Um registro de suas trajetórias, suas lutas, suas conquistas e uma homenagem ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, que teve a inspiração e a sensibilidade, junto a uma equipe comprometida, para fazer a diferença na história da cultura popular pernambucana”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Personalidades que atuaram no evento inaugural no ano 2000, Geralda Farias e Célia Novaes, também foram homenageadas pela governadora.
“A Fenearte foi um dos legados que meu pai, Jarbas Vasconcelos, deixou para a cultura de Pernambuco. Ele não aceitava que um intermediário explorasse o artesão e que um mediador ganhasse mais que o produtor da arte. A Fenearte é esse legado de reconhecimento do artista, para que ele possa ganhar melhor, ser valorizado naquilo que produz e que orgulha tanto nosso estado”, celebrou o deputado estadual Jarbas Filho, no discurso que também representou o ex-governador.
A 25ª edição tem a expectativa de superar os números históricos do ano passado, que movimentou mais de R$ 108 milhões e recebeu cerca de 320 mil visitantes.
“O impacto na nossa cultura, turismo e para os artesãos pernambucanos é inestimável. A feira começou sendo realizada só para o Estado e região e hoje é a maior da América Latina. Isso ressalta o quanto o artesanato pernambucano é importante e passamos a ser referência. Quase todos os estados do Brasil estão na feira, além de aproximadamente 30 expositores internacionais”, detalhou o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira.
Serviço
A Fenearte será realizada de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Para esta edição, o Estado está investindo R$ 15 milhões, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
1
2
22:30, 12 Jul
22
°c
Fonte: OpenWeather
Na rede social X, Emmanuel Macron afirmou compartilhar "a mesma forte desaprovação" quanto às tarifas impostas por Donald Trump.
A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada por Lula.
A ex-primeira dama leu a carta durante um evento no Acre, neste sábado, 12 de julho.
mais notícias
+