Pernambuco, 24 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governo negocia assentamento de mil famílias de acampamento no Pará

11 de dezembro de 2023 às 18:59

Após o incêndio ocorrido no Acampamento Terra e Liberdade, localizado no município paraense de Parauapebas, com nove mortos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar informou que segue em negociação para o assentamento definitivo das cerca de mil famílias que vivem na área. Elas também vão ser cadastradas e as áreas passíveis de serem utilizadas para fins de reforma agrária na região vão ser vistoriadas.

As ações foram discutidas em uma reunião nesta segunda-feira (11) entre ministro da pasta, Paulo Teixeira, o presidente do Incra, César Aldrighi,  gestores públicos do Pará e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Segundo o MST, o acampamento Terra e Liberdade fica a cinco quilômetros das fazendas chamadas de Santa Maria e Três Marias, que seriam latifúndios improdutivos de terras griladas.

O incêndio ocorreu na noite do último sábado (9). Das nove vítimas, seis eram moradoras do acampamento e três trabalhadoras da empresa  G5 Internet.  Segundo relatos, os trabalhadores da empresa realizavam a instalação da fiação de internet no acampamento quando houve um erro na operação e uma antena tocou a rede de alta tensão, ocasionando a morte imediata dos trabalhadores e provocando o incêndio que atingiu alguns barracos do acampamento. Pelo menos, outras oito pessoas ficaram feridas. Uma delas permanece internada no Hospital Geral de Parauapebas com queimaduras de segundo grau e apresenta um quadro estável.

O Delegado da Polícia Civil, João Abel, explica como está o trabalho de investigação. “A Polícia Civil ela instaurou o inquérito policial para apurar as causas do crime e paralelamente a isso, né? Os períodos compareceram o local do fato para realizar a perícia, então nós estamos aguardando o laudo pericial para podermos dar andamento no inquérito”.

Em nota, a empresa G5 Internet lamentou profundamente o falecimento dos colaboradores Gabriel Pereira da Silva, Geovane Pereira dos Santos e Francisco do Nascimento Sousa Júnior.  O velório coletivo das vítimas do acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira.

Continue lendo...
TAGS

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:46, 24 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Prefeito João Campos e Secretário da Educação da Prefeitura do Recife, Fred Amâncio.
Posicionamento

Prefeitura do Recife nega superfaturamento nos livros: "não passa de documento preliminar"

A gestão João Campos está sendo acusada de sobrepreço de mais de R$ 3,3 milhões na compra de material destinado a professores.

Ex presidente Dilma Rousseff e Vladimir Putin.
Permanência

Dilma Rousseff é reeleita para presidência do Banco do BRICS com aprovação de Putin

A ex-presidente assumiu a presidência do banco em abril de 2023, com mandato previsto para encerrar em julho deste ano.

Clarissa Tércio relembra vandalismo de estátua do STF em 2016.
Crítica

Clarissa Tércio relembra vandalismo de estátua do STF em 2016: "Curiosamente, ninguém foi preso"

A lembrança surge após Moraes e Dino votarem a favor de uma pena de 14 anos para a mulher que pichou a frase 'perdeu, mané' na figura.

mais notícias

+

Newsletter