Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gestão Lupércio não repassa recursos ao hospital Tricentenário que pode ficar sem atendimento no CARNAVAL

10 de janeiro de 2024 às 11:27

Localizado no Bairro Novo, em Olinda, o Hospital Tricentenário está sem receber o repasse da Gestão Lupércio, da Prefeitura de Olinda, há três meses.

Disponibilizando 230 leitos e 40 de UTI, o hospital conta com setores de emergência pediátrica, obstetra e odontologia. Sendo a única maternidade pública da cidade, a direção hospitalar informou que carece de um montante de R$ 2 milhões e 200 mil de incentivos do município, alegando também a necessidade de pagar os servidores públicos.

Ainda de acordo com a direção, desde agosto de 2023 a unidade aguarda um valor de R$ 3 milhões em emendas parlamentares de deputados em Brasília, que até o momento, não foram pagas, dinheiro esse que é utilizado para realizar cirgurgias e prestar contas. Sem muitas alternativas, o hospital partiu para o Estado, que conseguiu parte do que deve, para assim, poder fechar a folha do mês de janeiro.

O Hospital Tricentenário, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que se mantém com a verba disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, este dinheiro só conseguirá manter a unidade ativa até o mês de fevereiro, sem o fechamento de alguns setores.

Em virtude da crise financeira, o Tricentenário notificou à Prefeitura de Olinda que não atuará no atendimento de saúde do folião durante o carnaval, no Sítio Histórico de Olinda. Até o momento, a prefeitura não se pronunciou sobre a denúnica.

Gestão Lupércio recebe críticas da oposição nas redes sociais

Em tom de denúncia, o vereador de Olinda, Vinicius Castello, informou o estado de precariedade da unidade de saúde.

É o sucateamento dos serviços públicos acontecendo a todo vapor na nossa cidade. O hospital tricentenário atende crianças, mulheres, mães, idosos e pessoas que precisam do serviço do SUS. Agora, durante o carnaval, cidadãos e foliões estarão desamparados. Isso é gestão Lupércio!, escreve o vereador.

O vereador Vlademir Labanca, esteve presente local, comentou a situação e confirmou os não-repasses da Gestão Lupércio.

“Além do hospital, temos informações que [a prefeitura] está devendo quase todas as prestadoras de serviço em Olinda, deve mais de 30% do Carnaval do ano passado, pagando fora das datas previstas os funcionários públicos efetivos e aposentados, demitindo funcionários essenciais para o município. Mesmo assim, ignorando o rombo nas contas, a prefeitura lança um edital para contratar quase 4 milhões em palcos e estruturas para palco esse carnaval”, afirmou o vereador.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:44, 12 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pobreza no Brasil
Desigualdade

Concentração de riqueza no Brasil: 1% mais rico detém 63% do patrimônio nacional

A extremidade da pirâmide social acumula quase dois terços da riqueza nacional, enquanto a metade mais pobre da população fica com apenas 2% dos bens.

FIliação de Andréa Medeiros em Jaboatão.
Evento

Jaboatão: ao lado da governadora, Andréa Medeiros oficializa filiação ao PSD

Durante o encontro, realizado no município da RMR, Raquel Lyra destacou a importância da participação feminina na política e exaltou a atuação de Andréa em Jaboatão.

Campina Grande na Paraíba-PB
IDH

Paraíba e Rio Grande do Norte dominam ranking das cidades com melhor qualidade de vida no Nordeste

Campina Grande, João Pessoa e Santana do Seridó estão entre os destaques do IPS Brasil 2025; cidades pequenas surpreendem com altos indicadores sociais.

mais notícias

+

Newsletter