14 de março de 2025 às 08:59 - Atualizado às 09:37
Lula pensativo. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada na quinta-feira, 13 de março, revela que 41% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ruim ou péssimo, enquanto 27% consideram a gestão ótima ou boa. Pela primeira vez no terceiro mandato, a avaliação negativa supera a positiva.
Outros 30% classificam o governo como regular e 1% não soube ou preferiu não responder.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 11 de março, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde a última pesquisa, realizada em dezembro de 2024, houve um aumento de sete pontos percentuais entre os insatisfeitos, enquanto a avaliação positiva caiu na mesma proporção.
A insatisfação é maior entre:
A aprovação do governo Lula se destaca entre:
O Ipsos-Ipec também perguntou se os entrevistados aprovam a forma como Lula governa. O resultado aponta que 55% desaprovam, enquanto 40% aprovam. Outros 4% não souberam ou não responderam.
Desde a última pesquisa, a desaprovação subiu nove pontos, enquanto a aprovação caiu sete.
O levantamento também mediu a confiança dos brasileiros no presidente. Entre os entrevistados, 58% afirmaram não confiar em Lula, enquanto 40% disseram confiar.
O percentual dos que não confiam subiu seis pontos desde a última pesquisa, enquanto a confiança no presidente caiu cinco pontos.
3
16:42, 18 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.
Para o presidente do PL em Pernambuco, o governo Lula tem adotado posturas que estimulam a divisão, em vez de promover a união dos brasileiros.
De acordo com Carlos Santana, o município deu o maior aumento salarial do estado em 2025.
mais notícias
+