Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula prepara Medida Provisória para evitar possível aumento no valor da conta de luz

A movimentação acontece após o Congresso derrubar o veto do presidente Lula. Randolfe Rodrigues destacou que há conversas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Jameson Ramos

21 de junho de 2025 às 11:39   - Atualizado às 11:39

O Governo Lula está preparando MP para evitar aumento na conta de luz.

O Governo Lula está preparando MP para evitar aumento na conta de luz. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Reprodução/Agência Brasil

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Executivo prepara uma medida provisória (MP) para evitar um possível aumento no valor da conta de energia

A informação foi confirmada na tarde da quarta-feira, 18 de junho, depois de uma reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e representantes do governo. Segundo Randolfe, o presidente Davi tomou a iniciativa da reunião para ouvir as prioridades do governo dentro do Parlamento e fazer uma avaliação da sessão do Congresso, ocorrida na terça-feira (17).

Randolfe lembrou a decisão do Congresso pela prorrogação por 20 anos dos subsídios concedidos para pequenas hidrelétricas e parques de energia de biomassa e de energia eólica. Com a derrubada do veto do presidente Lula (VET 3/2025) a essa prorrogação, a conta de luz pode ficar mais cara.

“O governo deve editar uma MP para impedir que esses vetos derrubados tragam impacto na conta de luz dos brasileiros. Há um consenso: nenhuma medida pode trazer impacto sobre a conta de energia e sobre a inflação”, declarou o líder.

De acordo com Randolfe, Davi vai designar representantes do Senado e da Câmara para tratar dessa nova MP com o governo. Randolfe disse que a tendência é que o representante do Senado seja o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele acrescentou que o governo deve enviar a MP ao Congresso em até 15 dias, a depender das negociações com os parlamentares.

Segundo Randolfe, a edição da nova MP não deve interferir na tramitação da MP 1.300/2025, que promove reformas no setor elétrico. Na visão do governo, a MP pode modernizar o setor, promover mais eficiência e competitividade e trazer mais transparência. A proposta também trata da Tarifa Social de Energia Elétrica, o que pode isentar milhões de consumidores da conta de luz. A comissão que vai tratar dessa MP ainda aguarda instalação no Congresso.

“O que o governo quer, com a maior urgência, é que 60 milhões de brasileiros não paguem mais pela energia elétrica”, indicou Randolfe.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:07, 12 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco
Família

Denunciante que travou publicidade da gestão Raquel Lyra é primo legítimo de vice-presidente do TCE

Além disso, o advogado Pedro Queiroz Neves, foi nomeado em fevereiro deste ano como assessor, com cargo de confiança, no gabinete do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-líder da oposição na Alepe.

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Lula.
Futuro

Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos

Apesar de avanço em 2024, país não alcança objetivo do MEC e escancara desigualdade educacional entre estados.

Lula da Fonte.
Solicitação

Lula da Fonte cobra Ministério da Saúde por medicamento de R$ 16 milhões para doença rara

O deputado federal Lula da Fonte quer entender por que muitas crianças ainda não receberam o medicamento.

mais notícias

+

Newsletter