Pernambuco, 04 de Novembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governo Lula estuda enviar ajuda a Cuba após criticar embargo econômico

A intenção da gestão do petista é de que a ajuda inclua alimentos, remédios e combustível.

31 de outubro de 2024 às 07:42   - Atualizado às 07:43

Lula e presidente da Cuba.

Lula e presidente da Cuba. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula avalia o envio de ajuda humanitária para Cuba, que enfrenta uma grave crise de abastecimento, marcada por falta de alimentos, combustível e medicamentos, além de apagões constantes. A possibilidade de uma cooperação foi mencionada em Nova Iorque durante uma conversa entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o chanceler cubano, Bruno Rodriguez, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Ambos participaram de reuniões na ONU, onde discutiram a situação da ilha e o papel das sanções internacionais no agravamento das dificuldades enfrentadas pela população cubana.

O Brasil tem buscado avaliar formas de auxílio humanitário à ilha, mas com atenção à necessidade de contornar o embargo imposto pelos Estados Unidos, uma medida que há décadas restringe as operações financeiras e comerciais de Cuba com o restante do mundo.

Em seu discurso na ONU, o ministro brasileiro destacou que considera as sanções norte-americanas prejudiciais ao povo cubano e responsáveis, em parte, pela piora da situação humanitária do país, especialmente em momentos de crise, como a atual.

Leia Também

Mauro Vieira criticou o embargo e mencionou, inclusive, o impacto das restrições impostas após o recente furacão, ressaltando que a posição brasileira é de que essas sanções exacerbam as dificuldades para uma resposta efetiva à crise.

"É evidente que as severas sanções impostas injustificadamente a Cuba, tanto pelo embargo quanto por sua inclusão na lista de Estados patrocinadores do terrorismo, contribuíram ainda mais para agravar essa situação", declarou.

A intenção do governo brasileiro é de que a ajuda inclua alimentos, remédios e combustível, com o objetivo de atender às necessidades básicas da população cubana. Para isso, ao retornar ao Brasil, o ministro deverá se reunir com outros representantes do governo Lula, a fim de estabelecer as diretrizes e os trâmites necessários para o envio dos itens, sem que isso represente qualquer violação das normas internacionais.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

12:16, 04 Nov

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Benedita da Silva.
Disputa

Benedita da Silva, de 82 anos, é o nome do PT para o Senado em 2026

Tiago Santana, presidente da sigla no Rio de Janeiro, reconhece que a idade da deputada é um desafio, mas acredita que, dada a falta de outros nomes fortes no diretório estadual, ela é uma das melhores opções para a disputa.

Lula passando ao lado de Militares.
Insatisfação

Militares apontam que mudança de comando da GUARDA DA AMAZÔNIA pode ENFRAQUECER SEGURANÇA do BRASIL

O Governo Lula transferiu o comando do Projeto Calha Norte para um Ministério ligado ao Centrão.

Caminhoneiro detido com mais de 800 kg de cocaína.
Decisão

STJ solta caminhoneiro que transportava 823 kg de COCAÍNA avaliada em R$ 50 MILHÕES

A apreensão ocorreu em 16 de outubro, quando a droga foi escondida no caminhão, disfarçada em pacotes de polenta.

mais notícias

+

Newsletter