Agenda

LULA NO RECIFE: presidente vai sancionar Sistema Nacional de Cultura

A senadora Teresa Leitão, que estará na comitiva, lembra do encontro com produtores culturais e compromisso de campanha firmado em 2022.

teresa Lula recife
Encontro entre Lula e Teresa Leitão. Foto: Milena Ferreira

O presidente Lula fará nova visita a Pernambuco na próxima quinta-feira, dia 4 de abril. Na agenda, estão previstas ações nos municípios de Arcoverde, Goiana e Recife. A comitiva inclui a senadora Teresa Leitão.

No Recife o presidente vai sancionar, às 19h no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), o projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Cultura. Aprovado em 6 de março no Plenário do Senado, o PL estabelece garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas.

De autoria do deputado Chico D’Angelo (PT/RJ), na Comissão de Educação e Cultura do Senado o projeto teve a relatoria do senador Humberto Costa e foi remetido ao Plenário em regime de urgência requerido pela senadora Teresa Leitão.

A senadora lembra que a aprovação e sanção do projeto foi muito esperada pelo setor cultural, pois “traz um expressivo avanço no tocante ao fomento cultural, à universalização do acesso aos recursos e às políticas que incentivam o meio cultural em todas as suas manifestações”.

Teresa Leitão lembrou que, no Teatro do Parque (Recife), durante um encontro com produtores culturais na campanha de 2022, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a atuar no sentido de garantir acesso a recursos públicos para produtores de todas as manifestações artísticas.