Pernambuco, 17 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

LULA diz a ministros que vai DEVOLVER RELÓGIO DE LUXO após decisão do TCU

Para o presidente, a posição de ministros da Corte ligados a Jair Bolsonaro se alinhou à tese da defesa do ex-presidente com o claro objetivo de criar condições para absolvê-lo no caso das joias sauditas.

08 de agosto de 2024 às 20:15   - Atualizado às 20:18

Relógio de luxo usado pelo presidente Lula.

Relógio de luxo usado pelo presidente Lula. Relógio de luxo usado pelo presidente Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante a reunião ministerial desta quinta-feira, 8 de agosto, que vai devolver o relógio Cartier recebido de presente em 2005, embora o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha decidido que ele pode ficar com a peça.

Aos auxiliares, Lula revelou que telefonou para o presidente do TCU, Bruno Dantas, e manifestou a ele sua irritação com a decisão da Corte.

Na conversa, avisou Dantas que está decidido a devolver o relógio ao tribunal. A outros interlocutores, Lula também disse que pode doar o Cartier, em benefício de alguma causa social.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Para o presidente, a posição de ministros da Corte ligados a Jair Bolsonaro se alinhou à tese da defesa do ex-presidente com o claro objetivo de criar condições para absolvê-lo no caso das joias sauditas.

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão do TCU e orientou Lula a aguardar o novo julgamento antes de tomar qualquer atitude sobre o destino do relógio.

Com valor estimado à época em R$ 60 mil, e confeccionado em ouro branco, o Cartier Santos Dumont foi presente da própria fabricante durante visita que Lula fez a Paris, em seu primeiro mandato.

No recurso, a AGU vai argumentar que, quando Lula ganhou o Cartier, não havia norma do TCU que obrigasse os chefes do Executivo a devolver presentes, mesmo sendo de alto valor.

A intenção é mostrar que a situação é "completamente distinta" do caso das joias da Arábia Saudita recebidas por Bolsonaro.

A Polícia Federal descobriu que, a mando do ex-presidente, um conjunto de joias - incluindo um relógio de ouro branco da marca Rolex - começou a ser negociado nos Estados Unidos em 2022, último ano de seu mandato.

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:24, 17 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ônibus.
Melhoria

NOVO PAC: Governo Lula libera R$ 277 MILHÕES para RENOVAR frota de ônibus; SAIBA ONDE

No total serão oito municípios de cinco estados brasileiros que serão contemplados em processo de descarbonização dos veículos pelo país.

PF inicia investigação de INCÊNDIO próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial de LULA.
Verificação

PF inicia investigação de INCÊNDIO próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial de LULA

O ICMBio confirmou que o fogo começou em região próxima à moradia e que, desde ontem, mantém brigadistas no local, em apoio ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Dino estabelece orçamento de emergência contra incêndios que atingem 60% do Brasil.
Combate

Dino estabelece orçamento de emergência contra incêndios que atingem 60% do Brasil

Com a autorização do ministro, o Governo Federal poderá enviar ao Congresso, uma MP apenas com o valor do crédito a ser destinado.

mais notícias

+