O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), anunciou que, a partir de 2024, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será realizado diretamente pela prefeitura do município, saindo das mãos da Fundarpe.

“Vamos assumir essa responsabilidade para continuar fazendo com que o nosso festival cresça a cada ano e não diminua, como ocorreu este ano. Depois do grande evento de 2022, a gente esperava, pelo menos, fazer um FIG próximo ao que foi o do ano passado, juntando as pessoas que podem contribuir com isso”.

O prefeito publicou um vídeo em suas redes sociais divulgando a decisão tomada, de acordo com ele, após consultar empresários da rede hoteleira, profissionais da gastronomia, comércio informal, barraqueiros e ambulantes, para tomar essa decisão.

Leia também:
>>> Prefeito SIVALDO ALBINO suspende a cobrança de taxa para ambulantes no FIG 2023; confira quem tem direito

“A gente fez uma consulta durante toda a semana da realização do festival, conversando com muitas pessoas, empresários da rede hoteleira, de toda a gastronomia, o comércio informal, o comércio geral, barraqueiros, ambulantes, para que a gente pudesse chegar na decisão que chegamos hoje. Eu quero comunicar ao povo do Brasil, mas especialmente ao povo garanhuense e pernambucano, que a partir de 2024 o FIG será realizado pela prefeitura de Garanhuns”, disse.

Albino também disse que não descarta o apoio do Estado, mas que vai buscar apoio da iniciativa privada e do Governo Federal. Ele citou ainda “polêmicas”, em uma possível referência às suspeitas de irregularidades na Fundarpe investigadas pelo MPPE e TCE e disse que “o FIG não pode ser apequenado”.

“Chega uma hora em que o líder do município precisa tomar algumas decisões, e a decisão que nós tomamos, ouvindo toda a sociedade, e o povo, é que o FIG não pode ser apequenado. Ele precisar crescer e se engrandecer cada vez mais”, justificou.

“Vamos fazer e trazer de volta a noite do samba, com pagode, a noite romântica, a noite do forró, a noite da MPB, do pop rock e também a noite sertaneja”, pontuou.

“Quero continuar contando com o apoio do Governo do Estado no incentivo à cultura, incentivando o evento”, declarou.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CvTAdp1OI9o/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

O FIG deste ano teve início no último dia 21, com a apresentação de nomes como Lenine, Isaar e Maneva. E segue até domingo (30/07).