O professor Gilberto Sobral Magalhães foi nomeado superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Continua após a publicidade:

Desde 2023, Magalhães atua como coordenador da Coordenação de Integração Institucional da Fundação Joaquim Nabuco. Sua indicação ao cargo foi articulada pela senadora Teresa Leitão (PT) e pelo deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV).

O cargo de superintendente do Iphan estava vago desde março, quando o professor Jacques Ribemboim pediu exoneração. o gestor passado deixou o posto após aprovar o controverso projeto de construção de um Zeppelin na cobertura de prédios tombados no Marco Zero do Recife, alegando exigências do calendário eleitoral.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Formação e especializações

Gilberto Sobral Magalhães é pedagogo com especializações em gestão educacional, pedagogia empresarial, gestão estratégica de pessoas em ambientes de mudanças, auditoria dos sistemas públicos e privados de saúde, acessibilidade, diversidade e inclusão.

Ele possui certificações pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente, e Fundamentos da Auditoria Governamental.

Experiência profissional do novo superintendente do Iphan

  • 2001-2002: Diretor de Cultura de Olinda;
  • 2005-2006: Secretário de Governo, Administração e Planejamento em Sairé;
  • Assessor técnico de cultura na Prefeitura de Camaragibe e Secretário de Comunicação por dois anos;
  • 2017-2018: Secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, coordenando dois carnavais e implantando um modelo inovador de cuidado e preservação do patrimônio. Destacam-se a reabertura do Clube Atlântico, a entrega do Teatro do Bonsucesso, a restauração da Casa 28, e o início das obras do PAC de restauros das Bicas de Olinda e da Igreja do Bonfim. O Projeto Pinte o Seu Patrimônio, implantado por ele, foi vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade;
  • 2022: Secretário executivo de Articulação da Secretaria de Cultura do Recife, onde coordenou o processo eleitoral para o Conselho Municipal de Políticas Culturais.