13 de fevereiro de 2025 às 21:01 - Atualizado às 21:01
Governadora Raquel Lyra ao lado dos deputados estaduais de Pernambuco Foto: Divulgação
A base governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) reverteu o risco de perder o controle das principais Comissões da Casa: Constituição, Legislação e Justiça; Finanças; e Administração Pública. O Blog Ponto de Vista divulgou a informação em primeira mão.
O deputado Romero Albuquerque (União Brasil) transferiu, na tarde desta quinta-feira (13), a liderança do partido para a deputada Socorro Pimentel, líder do Governo na Casa.
Com essa movimentação, a base governista passou a contar com 28 cadeiras, garantindo maioria para indicar o maior número de membros nas três comissões mais importantes do Legislativo estadual e eleger os respectivos presidentes.
Antes da mudança, oposição e partidos independentes poderiam formar maioria, o que dificultaria a influência do governo nessas decisões estratégicas.
A nova configuração fortalece o governo dentro da Alepe e amplia seu controle sobre as pautas que tramitam nas principais comissões da Casa.
Com essa mudança, a base governista reúne deputados do PP, Solidariedade, federação PT/PV/PCdoB, PSDB e União Brasil. Já a oposição, composta por PSB, PSOL e Republicanos, soma 15 parlamentares.
No início do ano legislativo, os deputados estaduais da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) decidiram integrar o “blocão”, maior grupo da Casa, que já incluía PSDB, PRD, União Brasil e Solidariedade.
No dia 4 de janeiro, o líder da bancada da Federação, deputado João Paulo (PT), concluiu as negociações e encaminhou à Mesa Diretora a formalização da nova configuração partidária.
Até janeiro, o “blocão” também contava com Progressistas (PP) e MDB, mas ambos oficializaram suas saídas.
O PP deixou o grupo para ampliar sua presença nas comissões e fortalecer o Governo Raquel Lyra nessas articulações. A legenda, que conta com oito deputados, deve formar um novo bloco ao lado do Republicanos, partido que mantém alinhamento frequente com o governo estadual.
20:43, 27 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e reuniu autoridades e representantes do setor esportivo.
A proposta, que está sendo analisada pelo governo federal, visa beneficiar milhões de brasileiros, especialmente aqueles que dependem da Previdência Social
O departamento foi reativado pela gestora estadual para fortalecer a execução das políticas públicas e programas voltados ao esporte de alto rendimento.
mais notícias
+