A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira, 1º de julho, o Plano de Ação e Modelo de Governança, documento com as propostas práticas para que Pernambuco faça a transição para uma economia sustentável e regenerativa.

Continua após a publicidade:

O lançamento do plano foi feito durante evento na área central do Recife. O guia faz parte do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), política pública lançada na COP-28, em Dubai, pela gestora.

O documento, inédito, é um passo a passo para que a sociedade pernambucana possa desenvolver suas políticas públicas e executá-las a partir da concepção de uma economia sustentável de matriz regenerativa e inclusiva.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

É uma proposta estratégica de ações e iniciativas, de curto e médio prazos, que devem ser priorizadas para um novo modelo de desenvolvimento sustentável.

O plano detalha, por exemplo, propostas norteadoras para a materialização da transição sustentável e oportunidades econômicas e financeiras factíveis, como os projetos em energia renovável e bioeconomia; agricultura sustentável e regenerativa; e as soluções baseadas na natureza.

O Plano de Ação foi desenvolvido pela equipe da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), que tem à frente a economista e socióloga pernambucana Tânia Bacelar.

Continua após a publicidade:

Entre as práticas previstas estão desde soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação; passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar; o fortalecimento da economia circular, entre outras ações.