Pernambuco, 23 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

RN: Governadora do PT sanciona COTA para TRANS e TRAVESTIS

10 de dezembro de 2023 às 10:43

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) sancionou uma lei estabelecendo que empresas privadas à uma reserva de suas vagas de empregos para pessoas autodeclaradas transexuais e travestis.

A medida foi decretada pela gestora em novembro e obriga as firmas que recebam incentivos fiscais ou tenham convênio com órgãos do Poder Público do estado a destinarem 5% de suas oportunidades para esse público, valendo inclusive para as vagas de contratos de aprendizagem e estágios profissionais.

A preferência é por aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. O texto justifica sua existência em apoio à "autonomia financeira" "por meio da inserção no mercado de trabalho" ao público-alvo da cota.

A nova lei determina que, no caso de não preenchimento da cota por ausência desse grupo com a qualificação necessária ao cargo proposto, as vagas podem ser remanejadas para o "público geral".

"As empresas que recebem incentivos fiscais ou que mantêm contrato ou convênio com o poder público do Estado do Rio Grande do Norte deverão comprovar que empenharam todos os meios cabíveis para o cumprimento desta lei”, diz o dispositivo.

Nome social e mais

Ainda é garantido pela nova resolução o reconhecimento do nome social dos trans e travestis "ainda que distinto daquele constante dos documentos de identidade civil".

A pessoa contratada também terá direito de usar o banheiro do gênero com o qual se identifica, realizar modificações corporais e de aparência física, ser respeitada quanto ao modo de se vestir, falar, ou "maneirismo", sem o risco de ser demitido.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

14:54, 23 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Missionária Michele Collins
Decisão

Michele Collins é escolhida para ser a diretora-presidente da Arena de Pernambuco

A mudança no cargo, que está ligado à Secretaria de Turismo, ocorre no momento em que o Governo Raquel Lyra está realizando diversas mudanças na gestão.

Delmiro Gouveia e Paulo Nery.
Bastidores

Paulo Nery vai assumir o comando do Porto do Recife no lugar de Delmiro Gouveia

O Palácio do Campo das Princesas está recentemente realizando diversas mudanças estratégicas dentro do governo.

Priscila Krause vai empossar novos secretários
Solenidade

Governadora em exercício vai empossar novos secretários e presidente do IPA na segunda (24)

Kaio Maniçoba, Emmanuel Fernandes (Manuca) e Miguel Duque vão assumir os cargos em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

mais notícias

+

Newsletter