Detentos pernambucanos Foto: Divulgação/SEAP
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio da Gerência de Educação e Esporte, registrou, pela primeira vez, a participação de detentos do sistema prisional na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA/2025), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Participaram 251 detentos do Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), localizado em Palmares, na Mata Sul do estado.
“É mais um avanço na educação prisional do estado. Somente através de educação, trabalho e qualificação profissional que conseguiremos fazer com que as pessoas privadas de liberdade alcancem a reinserção social”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.
A OBA é destinada a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio visando fomentar o conhecimento básico das áreas de astronomia e astronáutica de forma lúdica e cooperativa.
As provas foram aplicadas no dia 16 de maio e a divulgação dos medalhistas está marcada para o dia 30 de junho.
Os apenados do sistema prisional pernambucano também participaram da Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ/2025), com 219 inscritos em cinco unidades do estado. As provas estão programadas para este mês de junho.
Dentro dos avanços na educação, a SEAP destaca também o aumento de mais de 200% nas inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2025, comparado ao ano anterior.
“Fizemos um calendário anual de todas as olimpíadas educacionais e repassamos aos supervisores pedagógicos das unidades prisionais para alinharem com as escolas a divulgação a fim de incentivar a participação dos estudantes privados de liberdade”, explicou o gerente de Educação e Esportes da SEAP, Jorge Henrique.
Uma parceria da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e o Instituto César Santos possibilitou a fabricação de 2 mil panetones em dezembro de 2024. A ação uniu o trabalho de pessoas privadas de liberdade (PPLs), a qualificação profissional e o ato de doar.
A entrega dos produtos foi realizada, no dia 19 de dezembro, pelo gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales, juntamente com a Gerência de Saúde Prisional, à Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e à Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher).
2
3
4
13:00, 19 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os cursos fazem parte da profissionalização dos jovens do ensino médio e visam ampliar as possibilidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho
A proposta agora pode ser analisada diretamente no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões temáticas da Casa
Governadora Raquel Lyra participa de evento com debates sobre justiça socioambiental, lançamentos e incentivo à leitura no Sertão
mais notícias
+