Continua após a publicidade:

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) informou que, nesta quarta-feira, 19 de junho, a partir das 10h, será feita a abertura de uma das comportas da Barragem de Lagoa do Carro (antiga barragem de Carpina) em 80 centímetros.

A medida segundo a pasta, é necessária em função do reservatório estar próximo da cota de alerta, estabelecida no Protocolo para Operação dos Sistemas de Controle de Cheias das Bacias Hidrográficas dos Rios Capibaribe e Una – 2024, além de haver previsão de chuvas moderadas para o próximo final de semana, conforme já divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A abertura será mantida até que o equipamento atinja o volume de acumulação de segurança, visando evitar inundações na Ponte do Cumbe, localizada na rodovia PE-50, no trecho entre as cidades de Feira Nova e Limoeiro. A operação acontece em articulação com a Defesa Civil estadual, Apac, Compesa e DER.

Esclarecimento

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), emitiu um aviso de esclarecimento, no último sábado, 15 de junho, sobre a circulação de notícias falsas a respeito de uma suposta comporta de barragem que foi aberta, em função das fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco.

Continua após a publicidade:

No vídeo, publicado pelas redes sociais, o Gerente de Monitoramento de Recursos Hídricos, Kássio Kramer, além de negar as desinformações, ele notifica também que dos 15 alertas emitidos pela agência, 3 foram para os rios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, sobre inundação.