Pernambuco, 12 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FUNDARPE deve divulgar de forma transparente, contratações artísticas, diz MPPE

01 de fevereiro de 2024 às 07:00

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgar, de forma transparente, a documentação relativa aos procedimentos licitatórios realizados pela entidade para contratação de artistas nos editais do Carnaval, Ciclo das Paixões, São João e Festival de Inverno de Garanhuns em 2023.

Como providências, o MPPE recomendou a divulgação das informações dos procedimentos licitatórios; a liberação de consulta pública aos registros de contratação via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sem prejuízo às determinações da Lei Geral de Proteção de Dados; a implementação dos Conselhos Fiscal e Administrativo em até 90 dias, em cumprimento ao Estatuto da Fundarpe); e a elaboração da Comissão Permanente de Avaliação para contratações artísticas, integrada à Comissão de Licitação da Fundarpe, também no prazo de 90 dias.

A Promotora de Justiça Natalia Campelo ressalta, no texto da recomendação, que o controle social nesse tipo de contratação depende da capacidade de os cidadãos acompanharem todo o processo licitatório, com pleno acesso desde a divulgação dos editais até a conclusão dos certames.

"A condução dos procedimentos de contratações artísticas da Fundarpe deve ser pautada nos princípios constitucionais, notadamente os da publicidade, transparência, impessoalidade, eficiência e moralidade", apontou Natalia Campelo, no texto da recomendação.

Por fim, a Fundarpe tem um prazo de dez dias úteis para informar ao MPPE se acata ou não as medidas recomendadas. Caso a resposta seja positiva, a entidade deve apresentar cronograma das providências a serem adotadas no prazo máximo de 20 dias úteis.

Veja Também

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da segunda-feira (29).

Da redação do Portal com informações do MPPE.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:50, 12 Nov

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Débora Almeida, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco e prefeito do Recife, João Campos.
FUNDEF

Débora Almeida acusa João Campos de usar dinheiro de professores para cobrir rombo fiscal no Recife

Segundo Débora, essa operação representa o uso de recursos que deveriam ser destinados aos professores para tapar o rombo financeiro da cidade.

Moradores de rua.
Iniciativa

Câmara Municipal aprova projeto que 'devolve' moradores de rua para cidades de origem; veja onde

Pela proposta, O município terá a responsabilidade de criar uma plataforma online e uma central de atendimento telefônico para consultas e solicitações.

Criminosos de facções
Levantamento

Para 73% dos brasileiros, facções criminosas devem ser consideradas grupos terroristas, diz pesquisa

Levantamento também mostra que 86% acreditam que criminosos são soltos por causa de leis fracas.

mais notícias

+

Newsletter