Pernambuco, 17 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

'Eu fui muito otário', diz Weintraub sobre declarações de Bolsonaro em interrogatório no STF

O ex-presidente pediu desculpas pelas denúncias sem provas contra o ministro Alexandre de Moraes e falou que apoiadores são "malucos".

Ricardo Lélis

11 de junho de 2025 às 16:36   - Atualizado às 16:36

Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub

Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub reagiu a declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira, 10 de junho.

"Nós, que acreditamos no Bolsonaro em algum momento, fomos otários! Eu fui muito otário!", publicou o ex-ministro no X (antigo Twitter).

Na postagem, consta um vídeo do momento em que Bolsonaro "convidou" o ministro Alexandre de Moraes para ser seu vice em 2026.

O ex-presidente pediu licença para fazer uma brincadeira com o ministro, que disse que "perguntaria a seus advogados antes" se fosse ele, provocando risos entre os presentes.

Após a "proposta", o magistrado respondeu "eu declino". Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que à época dos julgamentos era presidido por Moraes.

Em outro momento do depoimento, Jair Bolsonaro se referiu aos seus apoiadores que defendiam intervenção militar e AI-5 como "malucos".

Weintraub, que chegou a ser um dos ministros mais próximos do ex-presidente, compartilhou o vídeo e reforçou:

"Eu fui muito otário!".

Em outra publicação, o ex-ministro do governo Bolsonaro disse que "o bolsonarismo é uma lepra, rastejante, covarde, mentirosa e calhorda".

Na sequência, postou uma foto de um rato com a legenda: "esse rato é mais imundo e covarde do que eu imaginava"

Abraham Weintraub foi demitido do governo Bolsonaro em 2020. No período de 14 meses no cargo, acumulou desavenças com reitores, estudantes, parlamentares, chineses, judeus e magistrados do Supremo, chamados por ele de "vagabundos" em uma reunião ministerial.

Integrante do núcleo ideológico do bolsonarismo, passou a ser considerado por aliados como gerador de crises desnecessárias ao governo.

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:52, 17 Jun

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Lula e Haddad conversando.
Apoiado

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A proposta agora pode ser analisada diretamente no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões temáticas da Casa

Bolsonaro e Mauro Cid.
Solicitação

Defesa de Bolsonaro diz ao STF que Mauro Cid mentiu em depoimento e pede que delação seja anulada

De acordo com os advogados, o ex-ajudante de ordens descumpriu as cláusulas de sigilo do acordo, assinado com a Polícia Federal (PF) nas investigações da trama golpista.

Deputado Lucas Bove e ex-mulher, Cíntia Chagas
Solicitação

Lucas Bove, deputado do PL, pede prisão de ex-mulher por falar sobre violência doméstica em post

A defesa de Bove alegou que Cíntia Chagas teria desrespeitado uma decisão judicial anterior, que mantinha o caso sob sigilo.

mais notícias

+

Newsletter