06 de novembro de 2023 às 13:34
Quem perdeu o primeiro dia de prova do Enem por algum motivo pode ir no segundo; mas, essa participação vai servir apenas para autoavaliação, como experiência. Vamos entender. Quem fez o primeiro dia e não fizer o segundo pode participar dos programas seletivos. Mas, quem fizer apenas o segundo, não. Leia mais: >>>VÍDEO: ‘VERGONHA ALHEIA’, diz Piovani após Ludmilla ESQUECER letra do Hino NACIONAL; ASSISTA Isso acontece porque uma das condições para participar de Sisu, Fies e Prouni e outros processos seletivos de faculdades é não ter zerado a redação, que é aplicada no primeiro dia. Pode pedir a reaplicação das provas, o candidato que foi prejudicado por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram colocados para fazer a prova em locais com distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros). A reaplicação das provas vai acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro. E o que é considerado problema logístico? Não é dormir demais, nem chegar atrasado. O que é considerado problema logística são desastres naturais; falta de energia elétrica que não dê para enxergar a prova nem com a luz natural; falha no dispositivo eletrônico para quem solicitou uso de leitor de tela; e até mesmo erro de execução de procedimento de aplicação que prejudique comprovadamente o participante. Os estudantes que estavam com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa nos dias do exame também poderão solicitar a reaplicação das provas. Nesse caso, deve ser apresentado um documento que comprove o motivo da ausência. A solicitação deve ser feita em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação das provas na página do participante enem.inep.gov.br/participante. Cada pedido será analisado individualmente. A aprovação ou reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada também na página do participante. O candidato isento da taxa que faltar sem justificativa não poderá ser beneficiado no ano seguinte. Ele poderá até participar do Enem, mas terá que pagar o benefício. Agência Brasil
4
08:33, 19 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
Na última quarta-feira, 16 de abril, a parlamentar denunciou que teve sua identidade de gênero negada para participar de uma conferência acadêmica.
O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.
Para o presidente do PL em Pernambuco, o governo Lula tem adotado posturas que estimulam a divisão, em vez de promover a união dos brasileiros.
mais notícias
+