Pernambuco, 10 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ENEM 2023: PF investiga DIVULGAÇÃO de IMAGENS da PROVA em Pernambuco e DF, diz ministro da EDUCAÇÃO

A imagem vazada reproduz a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na divulgação, surge o tema da redação deste ano.

06 de novembro de 2023 às 09:19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou, na tarde do domingo, 5 de novembro, a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. A assessoria de imprensa do Inep confirmou a reprodução da imagem e a medida adotada.

“Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou.
Leia também:>>>ENEM 2023: primeiro dia de PROVAS registra quase 30% de FALTAS dos INSCRITOS; aponta INEP

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigirem a dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a Polícia Federal (PF) já realizou duas diligências, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, para identificar os principais responsáveis pelo vazamento de imagens da prova do Enem depois do fechamento dos portões e antes do horário de saída da sala com o exame.

“A PF já está investigando os fatos, inclusive fizeram duas diligências, uma em Pernambuco, onde um proprietário de um conteúdo digital divulgou a imagem, e outra no Distrito Federal. A polícia está engajada para fazer a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para a gente identificar essa divulgação”.
Proibição

Pelas regras do Enem, descritas no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos do exame durante a aplicação da prova. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem. Os portões dos locais de prova do Enem fecharam às 13h, deste domingo. As provas foram iniciadas às 13h30. A partir de 15h30, os candidatos puderam sair das salas, mas sem o Caderno de Questões da prova - o que pode ocorrer somente a partir dos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova, neste caso, a partir de 18h30. Portanto, segundo edital, é motivo de eliminação do candidato a saída em definitivo da sala de provas com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação, antes dos 30 minutos finais do exame, com exceção do Caderno de Questões. Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:24, 10 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Ramos conquista apoio de Padilha para o segundo turno em Paulista
Articulação

ELEIÇÕES 2024: RAMOS recebe apoio de PADILHA para o segundo turno em PAULISTA

Na ocasião, o pedetista ressaltou que seu apoio ao tucano se dá por acreditar que essa chapa representa hoje a mudança que o município precisa.

Daniel Ribeiro Lemos
Detido

ABIN PARALELA: PF prende ASSESSOR de deputado do PL por difundir FAKE NEWS

Segundo a corporação, mesmo após o desmonte da estrutura montada no governo Jair Bolsonaro, o suspeito seguiu divulgando mentiras nas redes sociais, inclusive enviando o material a "agentes estrangeiros, induzindo-os ao erro".

Governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos.
Conversa

JOÃO Campos diz que recebeu LIGAÇÃO DE RAQUEL Lyra após REELEIÇÃO e afirma estar aberto ao DIÁLOGO

Prefeito reeleito do Recife destacou a importância da colaboração com a governadora, apesar das diferenças partidárias.

mais notícias

+