Pernambuco, 19 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ENEM 2023: PF investiga DIVULGAÇÃO de IMAGENS da PROVA em Pernambuco e DF, diz ministro da EDUCAÇÃO

A imagem vazada reproduz a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na divulgação, surge o tema da redação deste ano.

06 de novembro de 2023 às 09:19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou, na tarde do domingo, 5 de novembro, a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. A assessoria de imprensa do Inep confirmou a reprodução da imagem e a medida adotada.

“Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou.
Leia também:>>>ENEM 2023: primeiro dia de PROVAS registra quase 30% de FALTAS dos INSCRITOS; aponta INEP

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigirem a dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a Polícia Federal (PF) já realizou duas diligências, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, para identificar os principais responsáveis pelo vazamento de imagens da prova do Enem depois do fechamento dos portões e antes do horário de saída da sala com o exame.

“A PF já está investigando os fatos, inclusive fizeram duas diligências, uma em Pernambuco, onde um proprietário de um conteúdo digital divulgou a imagem, e outra no Distrito Federal. A polícia está engajada para fazer a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para a gente identificar essa divulgação”.
Proibição

Pelas regras do Enem, descritas no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos do exame durante a aplicação da prova. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem. Os portões dos locais de prova do Enem fecharam às 13h, deste domingo. As provas foram iniciadas às 13h30. A partir de 15h30, os candidatos puderam sair das salas, mas sem o Caderno de Questões da prova - o que pode ocorrer somente a partir dos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova, neste caso, a partir de 18h30. Portanto, segundo edital, é motivo de eliminação do candidato a saída em definitivo da sala de provas com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação, antes dos 30 minutos finais do exame, com exceção do Caderno de Questões. Agência Brasil

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:48, 19 Abr

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora de Pernambuco em evento do Novo PAC.
Avanço

Pernambuco: Novo PAC já investiu R$ 15,8 bilhões; 44,5% do orçamento previsto até 2026

No Estado, há 1.444 empreendimentos listados no programa. Desses, 219 já foram entregues e concluídos até o fim de 2024.

Deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP)
Posicionamento

"Imutáveis": após negar visto de Erika Hilton, embaixada diz que os EUA só reconhece dois sexos

Na última quarta-feira, 16 de abril, a parlamentar denunciou que teve sua identidade de gênero negada para participar de uma conferência acadêmica.

Bolsonaro internado na UTI.
Atualização

Bolsonaro permanece na UTI e ainda não tem previsão de alta, diz novo boletim

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.

mais notícias

+

Newsletter