Pernambuco, 05 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

TRE confirma, por unanimidade, que LULA CABRAL está inelegível; ex-prefeito sofre nova derrota

Desembargadores entendem que a rejeição das contas de 2017, quando prefeito do Cabo, pela Câmara Municipal, impede que seja candidato neste pleito de 2024.

30 de setembro de 2024 às 19:32   - Atualizado às 19:55

Deputado estadual Lula Cabral

Deputado estadual Lula Cabral Foto: Portal de Prefeitura

O deputado estadual Lula Cabral (SD) teve seu registro de candidatura para prefeito do Cabo de Santo Agostinho negado novamente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em sessão desta segunda-feira, 30 de setembro.

Os desembargadores decidiram, por unanimidade, que a rejeição das contas de Cabral, durante seu mandato como prefeito do Cabo em 2017, pela Câmara Municipal, o impede de concorrer nas eleições atuais.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A rejeição foi motivada por um desvio de R$ 92 milhões do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais (Caboprev).

Anteriormente, em 16 de setembro, o TRE-PE já havia negado a candidatura de Cabral, mas seus advogados apresentaram um recurso.

Leia Também

Em nota, a assessoria afirmou que o objetivo era para que “o TRE se pronunciasse sobre questões processuais que necessitavam de maiores esclarecimentos e do pronunciamento da corte sobre fundamentos processuais apresentados pela defesa e não foram devidamente analisados”.

Essa foi a etapa final antes de o caso avançar para o TSE. Em 2022, Cabral enfrentou uma situação semelhante, quando sua candidatura a deputado estadual foi indeferida pelo TRE-PE, mas ele conseguiu reverter a decisão no TSE e foi eleito deputado.

O julgamento em Brasília está previsto para ocorrer nesta semana, uma vez que as Eleições Municipais serão realizadas no próximo domingo (6).

Comitê de Lula Cabral

O comitê do candidato à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (Solidariedade), foi alvo de busca e apreensão em razão de descumprimento de ordem judicial.

A decisão parte do juiz da 121ª Zona Eleitoral do Cabo de Santo Agostinho, Francisco Tojal Dantas Matos. O objetivo é fazer a conferência de bandeiras, adesivos microperfurados, placa do comitê central e da arte gráfica utilizada das redes sociais. 

O juiz determinou que o cartório eleitoral tome as providências no sentido do recolhimento do material. O material gráfico do candidato Lula Cabral vai passar por avaliação da Justiça Eleitoral porque não está atendendo o padrão exigido. A coligação de Lula Cabral está utilizando, desde o início da campanha, material irregular. 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

18:28, 05 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Candidato a Prefeitura de São Paulo. Pablo Marçal
Decisão

Justiça Eleitoral determina suspensão do Instagram de Marçal por 48 horas

Na parecer, o juiz Rodrigo Capez afirma que a conta do candidato, na rede social, "tem sido utilizada para a divulgação de fatos infamantes e inverídicos".

Ministro do STF Alexandre de Moraes e candidato a prefeito, Pablo Marçal
Ordem

MORAES INTIMA MARÇAL a prestar esclarecimentos sobre USO DO X durante proibição

A decisão, compartilhada com a Presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia, aponta para possíveis indícios de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Carro apreendido pela Polícia Civil em Surubim.
Ação

PERNAMBUCO: Polícia apreende carro com R$ 30 MIL EM ESPÉCIE por suspeita de CORRUPÇÃO ELEITORAL

O motorista, identificado extraoficialmente como Jonas Nascimento, fugiu durante a operação policial, mas se apresentou na delegacia posteriormente para depor no dia seguinte.

mais notícias

+