12 de agosto de 2024 às 17:04 - Atualizado às 17:04
Tomás do MST. Tomás do MST.
Tomás Agra Celino de Melo, conhecido como Tomás do MST, é candidato a vereador do Recife, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Essa será a primeira vez que o petista vai disputar um cargo público.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
A candidatura de Tomás chamou a atenção por um detalhe revelado em sua declaração patrimonial.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tomás do MST declarou possuir R$ 12.495,51 investidos em Certificado de Depósito Bancário (CDB).
"O povo recifense, hoje, vive entre a euforia do sonho e o peso das angústias. Somos uma cidade com enorme potencial, com gente talentosa e de garra. Mas também enfrentamos graves problemas. Recife é a segunda capital com mais desigualdade social no país, de acordo com o Instituto Cidades Sustentáveis. Nós somos ainda a segunda capital com o maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza. De acordo com essa pesquisa, 15% da população da cidade está desempregada. Diante desse quadro, o MST tem se dedicado a pensar um projeto de nação que inclua soluções também para as cidades e, por isso, decidiu entrar na disputa das eleições municipais. Essa é a razão pela qual sou pré-candidato a vereador do Recife. É para construir, coletivamente, uma novo jeito de pensar a cidade", disse Tomás do MST ao se apresentar como candidato a vereador do Recife.
Esse fato gera debate, visto que o MST, historicamente, é uma organização associada à luta pela reforma agrária e pela justiça social, muitas vezes identificada com uma postura crítica em relação à concentração de capital e à especulação financeira.
O MST se posiciona frequentemente como um movimento que representa os mais pobres e marginalizados da sociedade, combatendo estruturas que, na visão deles, perpetuam a exclusão e a concentração de riqueza. Portanto, o fato de um candidato associado ao movimento possuir investimentos financeiros pode ser visto por alguns como contraditório ao que o MST tradicionalmente defende.
Por outro lado, há quem argumente que ter uma aplicação financeira não necessariamente entra em conflito com os ideais do MST.
2
3
4
19:11, 16 Set
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato a prefeito do Recife, e sua vice, Leninha Dias (PL), realizaram uma caminhada pelo bairro onde ouviram os moradores e identificaram os principais desafios enfrentados pela comunidade.
A troca deve ser realizada para candidaturas indeferidas, canceladas, cassadas e em casos de renúncia.
Números são do Instituto DataTrends divulgados nos primeiros minutos desta segunda-feira, 16 de setembro, mostrando que o atual prefeito estaria reeleito.
mais notícias
+