Continua após a publicidade:

O deputado federal Mendonça Filho (UB) anunciou, nesta quarta-feira, 29 de maio, apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho (PSD) a prefeito do Recife e o afastamento da direção municipal do União Brasil na capital, durante o processo eleitoral.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

O afastamento é motivado pela discordância da decisão da executiva nacional do partido de apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito do Recife, João Campos.

Politicamente João Campos construiu esse apoio numa articulação nacional entre o PSB e o União Brasil, que passa pela garantia de votos da bancada socialista à candidatura do líder do UB, Elmar Nascimento, à presidência da Câmara dos Deputados, em 2025.

Continua após a publicidade:

O deputado considera Daniel Coelho a melhor opção para governar o Recife.

O apoio da executiva nacional do União Brasil à João Campos tem como base a resolução partidária que estabelece que, em municípios com mais de 200 mil eleitores, os apoios passam pela autorização do comando nacional do partido. Mendonça Filho vinha resistindo internamente ao apoio do União Brasil à João Campos.

No entanto, as articulações nacionais entre o União Brasil e o PSB inviabilizaram a decisão de Mendonça de levar o União Brasil do Recife a apoiar o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra.

Continua após a publicidade:

Com o afastamento de Mendonça Filho, assume a presidência municipal do União Brasil no Recife o primeiro vice-presidente Leonardo de Souza Leão.

A presidência estadual do partido segue sob o comando de Marcos Amaral, ligado a Luciano Bivar, e com pedido de intervenção junto à nacional, por causa de irregularidades no processo eleitoral.

Continua após a publicidade: