29 de março de 2019 às 10:37
[caption id="attachment_10291" align="aligncenter" width="750"] IBGE divulgou pesquisa que aponta crescimento de desempregados no país[/caption]
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (29) que a taxa de desemprego no Brasil subiu de 12% no último triênio (encerrado em janeiro/2019) para 12,4% em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas em todo o país.
Segundo o IBGE, a alta representa a entrada de 892 mil pessoas na população desocupada. Sendo pela segunda vez consecutiva uma alta no número que chegou a ser de 11,6% em dezembro de 2018.
A taxa de subutilização (trabalhadores que poderiam estar trabalhando mais horas) alcançou 24,6%, atingindo 27,9 milhões de pessoas. O maior número da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. Na comparação com os três meses anteriores, houve uma alta de 901 mil pessoas subutilizadas. Já na comparação como mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 2,9%, ou 795 mil pessoas.
O número de trabalhadores que desistiram de procurar emprego, que chegou a 4,9 milhões, também é recorde da série do IBGE, mas uma crescimento de 275 mil pessoas em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O percentual de desistentes bateu recorde, de 4,4%, é o mesmo registrado nos três meses anteriores.
A administração pública, saúde humana, defesa, educação, seguridade social e serviços sociais foi o setor que mais dispensou trabalhadores, com um corte de 574 mil pessoas. Indústria (-198 mil) e construção (-155 mil) também reduziram o número de trabalhadores.
2
3
4
19:13, 13 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Prefeito eleito Marcílio Régio, confirma posse em frente à Câmara Municipal e promete governo de paz e união em Goiana
O ex-ministro do Turismo é acusado de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), sair do Brasil.
Na última quinta-feira, 12 de junho, Israel realizou ataques violentos contra o Irã, que resultaram na morte de um dos principais chefes militares do país.
mais notícias
+